quarta-feira, 23 de abril de 2008

3# Volkswagen Jetta 1300 CL

Está na hora de falar do Jetta. Foi o que apareceu a seguir. E apareceu num dos meses de 1995 mas não posso precisar qual porque não me lembro.
O Jetta era um carro seguro e confortável, um carro familiar. Afinal de contas, já tínhamos dois filhos, a família estava crescida.
O Jetta acompanhou-nos em algumas estadias de férias e a mais marcante dessas estadias foi a que ocorreu em 1996. O Luís sempre teve a mania de se meter em atalhos, o que normalmente é sinónimo de trajectos inadequados para um carro daquele género. Em suma, o Luís gosta de se meter onde não é chamado...
Ainda não foi "aqui" que comecei a conduzir embora tenha também posto as mãozinhas no Jetta algumas vezes.
Deste carro não há muitas recordações em relação aos ricos filhos. Há a recordação de eles adormecerem uns cinco ou dez minutos depois de embalados pelo Jetta em movimento. O rico filho adormecia na sua cadeirinha e a rica filha adormecia encostada à cadeirinha do mano. Ricas sonecas!...
No Jetta já a Ana Cláudia não ferrou os dentinhos nem o André andou às voltinhas como no Ritmo. Mas... já aqui mesmo por baixo pode-se ver que também não tinham grandes melhoras...


Seguem-se as fotos comentadas:



Esta fotografia é das melhores que tenho dos meus filhos. Sempre que a vejo dá-me vontade de rir. Como é que uma "coisinha" que nesta altura nem um metro de altura devia ter, conseguiu subir para inspeccionar a mala do carro pelos seus próprios meios? E mais, depois de lá estar ainda se queria fechar a si próprio lá dentro.... E a mana... pois a mana - que sempre foi muito sossegadinha também - ia a caminho para ajudar a "coisinha" a concretizar os seus intentos...



O Jetta esfalfou-se para chegar até aqui. Infelizmente não recordo o nome deste sítio. Lembro que era o cimo de um monte algures perto de Almeida. Para lá chegar percorremos uma estrada de terra batida que circundava o monte e ia subindo, subindo, subindo... até ali onde foi tirada esta foto.



Num dia de férias do ano 1996, o Luís meteu-se em atalhos e depois em trabalhos. Achou que um carro deste tipo podia atravessar um riacho. Realmente não se enganou, o Jetta atravessou o riacho para lá e depois viu-se forçado a atravessá-lo para cá, uma vez que o lado de lá não tinha saída para viaturas... Quem tirou esta foto fui eu resgistando assim um momento com alguma perigosidade. E o mais engraçado disto tudo é que o lado de lá era Espanha e o lado de cá era Portugal. Viémos a saber isto quando observámos o mapa com mais rigor umas horas depois.

E aqui sou eu e o rico filho numa altura em que ele era muito mais pequeno que eu...

O Jetta também não acabou a sua "vida" da melhor maneira. Em Dezembro de 1997 o Luís despistou-se e teve um acidente com alguma gravidade. A gravidade suficiente para eu não ter ficado viúva por um triz. E o Jetta... foi para o galheiro, ficou irrecuperável, morreu. Antes assim, pois claro!

A história do Jetta fica assim, não vou aqui contar a história do acidente do Luís porque ainda hoje é um assunto que me atormenta um pouco.

Sem comentários: