quarta-feira, 2 de julho de 2008

Ah... "balconista" é uma palavra existente apenas no Brasil... ok... mesmo assim, depois de gastar tempo escrevendo um texto e já que só lê quem quer, ele aí vai:



Balconista...

... é uma palavra que designa profissionalmente alguém que está por trás de um balcão atendendo o público e o que se espera é que venda qualquer coisinha quanto mais não seja o mínimo para que se consiga subsistir neste mundo mas também é verdade que não existe outro mundo e é por isso que o melhor é fazer-se o que se pode neste.
Ufa! Até 'tou cansada!... E esquecida do assunto... Ah!... era acerca da palavra balconista. Pois é verdade que o nome que arranjaram a estes profissionais dá para os dois sexos - são só dois, não é? - para que as balconistas e os balconistas não se zanguem. Não se quer tal classe trabalhadora aborrecida seja com aquilo que for porque depois ainda se enganavam nas contas e a clientela ficaria a perder com os erros e os enganos de semelhantes espécimes. Sim, porque não haver enganos, principalmente da parte de quem atura um público chato, mesquinho, destituído de educação e de inteligência, é muito importante!... A clientela não tem nada que andar a encher o cu a gulosos!... Isso é que era bom!... Enganam-se propositadamente, levam o couro, o cabelo, as unhas e as pestanas!... Que avarentos são!... Ladrões!...
Já não me lembro o que é que estava a escrever outra vez... Ah!... Devaneava acerca da palavra balconista.
Ora bem, descobri recentemente que ela - a palavra - embasbaca as pessoas, parece que se fica com um ar estúpido quando alguém pronuncia este vocábulo ali pertinho de quem ouve. E porquê? Eu cá por mim levei horas para lá chegar. Possivelmente esta balconista - eu - será mais parva ainda do que as restantes criaturas existentes neste planeta e que já ouviram alguém dizer "aquilo". Mas cheguei lá, cheguei sim!... É que a palavra balconista deriva da palavra cona!... Evidentemente!!!! Bal-conista... Pois 'tá claro!!! Mas como é que eu não decifrei logo este enigma?!...
Mas ainda assim, não se deixa de ser bal-conista de uma hora para a outra. Eh pá!... É-se bal-conista, pronto!... E entretando uma dúvida me apareceu: poder-se-ia, por ventura, arranjar outra palavra para designar tal profissão? É que, convenhamos... depois de tanto esforço para decifrar qual seria o grave problema de inteligência que surge a quem ouve pronunciar tal palavra... considero imperioso, ao menos, imaginar qualquer coisa diferente da palavra balconista para designar a minha profissão. Ora bem, poderia ser:

balcôia... balcorêsa... balcosa... bálcona...balcónica... balcante... balcóneca... balconesa... balcorante... balcona...

Tratei apenas da parte feminina da questão. Para a parte masculina alguém que por aqui apareça e se "pique"...

7 comentários:

Anónimo disse...

Olá Gigi

Volto de certeza, nunca poderia ficar fora da blogosfera.
Desculpa, lembrava-me do teu nome, mas não do nome do blog, e fica descansada, arranjarei uma maneira de te avisar.
Não saí pelos comentários, saí por ter visitas a mais e IOs que me não agradavam
risos
sou ao contrário dos outros bloggers.
Posso é não aparecer com o meu nome, não sei ainda

Beijinho
Minucha

Anónimo disse...

Balconista é uma palavra parecida com o broche, alfinete de peito, que aprendi com a minha avó e que sempre direi.
Quando é pronunciada à frente de homens desatam a rir feitos parvos
risos

Minucha

Anónimo disse...

Tambem posso discordar vez em quando e desta vez não apreciei a escrita, ou melhor, a filosofia da "coisa".
Até porque subliminarmente está subjacente uma descriminação sexual.
Então todos aqueles que não são tipificadamente "machos" ou "fêmeas" não têm direito a ser balconistas?

Gina G disse...

Minucha
Obrigada pela visita e pelos comentários.

Space Flyer
Talvez não me tenha explicado bem neste post. Mas agora posso acrescentar que é um desabafo (e talvez uma resposta) a algo que eu vi aí escrito pela Internet por alguém, que depois de visitar o meu blog, se referiu sarcásticamente à profissão que consta no meu perfil.

E vou ainda acrescentar que não entendi completamente o teu comentário...

Ah... e podes discordar tantas vezes quantas quiseres.

Gina G disse...

Ah!... Ó Space Flyer!... Aqui vais "levar" com o "tu cá tu lá"...
Tudo bem, não é verdade?

Anónimo disse...

Já tenho idade e maturidade suficiente para levar com tudo... (o que seja "tu cá tu lá")

Gina G disse...

Então... 'tá bem!
:)