sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Apontar

Ainda um dia gostava de saber porque se diz que 'apontar é feio'. Quem terá inventado esta má-criação? Alguém com muito pudor com certeza... qual é a espiga de levantar o bracinho e esticar o indicador? Pois se até o próprio dedo tem nome alusivo à indicação!... Onde é que está a ofensa? E ofende quem? Talvez quem esteja na mira do dedo que aponta e tome o gesto como acusação de qualquer coisa, é isso. Mas é também criação de uma cabeça muito, muito púdica.

Quando hoje andava por aí vagueando para me mexer, uma senhora veio ter comigo perguntando-me se eu sabia onde era o Centro de Emprego. Para lhe indicar levantei o braço e estiquei o indicador, é mais cómodo e também é certeiro. Podia ter esticado o queixo, por exemplo, mas ia ficar a doer-me o pescoço porque não tenho um queixo proeminente. Não quis saber, indiquei com o indicador e já está! Fui indecente e desavergonhada? Paciênia, não tenho qualquer pudor em relação a isso.


indicar

v. tr.,
mostrar;
apontar;
designar;
aconselhar;
inculcar;
revelar;
esboçar.

Sinónimos da palavra 'indicar' retirados daqui.

2 comentários:

waterfall disse...

Eu não gosto que me apontem, mas uma coisa aponto sem problema.
E mais detesto, quando falam comigo a apontar para a minha cara. Só me apetece dar estalos. Tenho um colega que quando se entusiasma faz issi. Grrrrrr!

Gina G disse...

Exprimenta dar um estalo ao teu colega... pode dar resultado... :)