domingo, 23 de novembro de 2008

O meu blog em pedaços - seis

Os meus favoritos

Filmes favoritos

«Não tenho porque não gosto de nenhum.» escrevi eu.

Fui radical porque até nem é bem assim. Passo a explicar a minha relação (que de estreita não tem nada) com os filmes em geral. Os filmes, quer dizer..., ver um filme faz-me pensar que não gosto de nenhum porque:
  • é-me terrivelmente difícil estar sentada mais que dez minutos
  • sou tremendamente sensível a imagens fortes ou chocantes, o mau que bate no bom e depois o bom farta-se de sofrer tudo isto com muito soco e pontapé... sou portanto, demasiado exigente
  • chateia-me enormemente saber que aquilo vai acabar bem, ou seja, que no fim ela casa sempre com o cavalo e depois vem um leão e come-os a todos

Mas vou ao cinema de vez em quando...

Música favorita

«Não tenho porque gosto de todas.» escrevi eu.
Também aqui fui radical e não é bem assim. Eu não gosto de todas as músicas nem de todas as canções. Não gosto de jazz, heavy metal nem de música clássica. Irritam-me.
  • o jazz porque é reptitivo
  • o heavy metal porque é uma sonoridade confusa e dispersa
  • a música clássica porque funciona com repentes, não consigo ouvir nem baixo nem alto e isso baralha-me a audição e diminui o (eventual) prazer

De resto não sou esquisita. Foi principalmente por isso que escrevi que gosto de todas as músicas.


Livros favoritos

«Quando penso em livros só dois me vêm à memória - 'A Paixão de Jane Eyre' e ' O Diário de Anne Frank. » escrevi eu.

Li 'A Paixão de Jane Eyre' quando tinha uns catorze ou quinze anos. Na altura gostei imenso do livro e lembro-me de ficar elucidada acerca do que pode ser o amor entre um homem e uma mulher, apesar da minha pouca idade. Li-o outra vez já na idade adulta, gostei tanto como da primeira vez em que o li e como já era crescidinha (já era casada e mãe), compreendi a história muito melhor...
'O Diário de Anne Frank' também já o li duas vezes. É um livro muito forte por ser escrito da maneira que é, por ser uma dura realidade, por tudo isso e por ter sido escrito e vivido por alguém que era apenas adolescente...

2 comentários:

redonda disse...

Na música clássica que achas de experimentares ouvir Mozart? Não sei se são quartetos ou quintetos, sei que são lindíssimos e sem repentes :)
E nos livros, adorei O Monte dos Ventos Uivantes da Emily Bronté (irmã da Charlote que escreveu A Paixão da Jane Eyre)Penso que se ainda não leste, vale muito a pena e também gostarias.

Gina G disse...

Obrigada pelos conselhos, Redonda. A ver se os sigo, mesmo a sério. ;)