segunda-feira, 20 de abril de 2009

Obrigado(a)


A língua portuguesa é terrífica! Porque será que existe masculino e feminino para o agradecimento?
Uma vez ouvi alguém explicar que as mulheres dizem 'obrigada' e os homens 'obrigado' mas não sei se isto é verdadeiro. Ainda assim, digo e escrevo sempre 'obrigada'.
Já agora, de onde virá o 'obrigado(a)'? Pois se é um agradecimento a ideia é que não se seja obrigado(a) a nada... Embora também se possa pensar que se é obrigado(a) a agradecer, sim! Afinal todos somos obrigados a ser educados. É mister.

3 comentários:

V. disse...

Também jká pensei sobre isso, e sem dúvida que "os meus agradecinentos" é mais correcto mas mais (muito mais) cerimonioso.
"Agradecida" também é uma boa opção. Mas pode soar antiquado.

Agora... obrigada?!? Eu não fui obrigada a nada, né?

bell disse...

Segundo a explicação que encontrei aqui:

http://www.priberam.pt/duvidas/duvidas_detalhe.aspx?Id=1008

uma mulher tanto pode usar obrigada como obrigado dependendo de se considerar "obrigado" um adjectivo ou uma interjeição.

No entanto, tal como tu eu uso sempre "obrigada".

Gina G disse...

Thenderlady, 'os meus agradecimentos' não é antiquado, é vintage! :)

Obrigada pela explicação, Bell.
Afinal sempre me ensinaram bem :)