sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Pilates


O professor de Pilates é um homem surpreendente! Durante a última aula referiu várias vezes a palavra 'esfíncteres' orientando-nos para que os contraíssemos. Por mero acaso os esfíncteres são por mim conhecidos quase como se fôssemos velhos amigos porque um dos meus ricos filhos aprendeu já tardiamente a controlar os esfíncteres, aqui nesta casa sofreu-se um pouco com o vulgo 'fazer chichi na cama'.
E então, de cada vez que a orientação do professor vinha na direcção dos esfíncteres, eu, Gina Maria, sabia muito bem o que é que devia contrair.
No fim da aula fomos convidados, e aqui passo a citar o dito professor, assim:
- Vá, agora soltem os esfíncteres, deixem cair tudo lá em baixo... deixem-nos cair... eles estão há muito tempo contraídos.
É então que se ouve uma voz apagada de uma das minhas colegas:
- O que são os esfíncteres?
O professor ficou momentaneamente paralisado mas depois de recomposto balbuciou:
- ... é o ânus.
Custou-me tanto suster o riso... Não pela pergunta mas pelo ar do professor e pelo pensamento que tive imediatamente:
«O ânus não é para deixar cair 'lá em baixo', senhor professor...»


esfíncter (grego sphigktér, -éros, ligadura, músculo que aperta)

singular masculino


Nome genérico dos músculos circulares que fecham as cavidades a que correspondem (ex.: esfíncter da bexiga, da boca, da vagina, do ânus).




Sem comentários: