sexta-feira, 9 de julho de 2010

Uma fotografia por dia que bem iria... (70)




Obituário

Esta manhã estava um cangalheiro à porta da cave dum número vinte numa pequena rua lisboeta. O senhor Rodrigues morreu.
O senhor Rodrigues deixa-me saudades. Tinha um feitio difícil - berrava, gesticulava e salivava, desdenhando de tudo e de todos, fortemente convicto das suas ideias e ideais. Apesar do desdém como característica vincada na sua personalidade, com o passar dos anos e com a convivência aprendi a gostar dele. Sempre tive uma aptência natural para me dar bem com pessoas difíceis de lidar e levá-las a gostar de mim, assim tenha eu tempo para as moldar. Sei que ele gostava de mim, era sensível ao ponto de me aconselhar a não desperdiçar a vida:
'Tu vive, rapariga! Um dia, quando deres por isso, olhas para o espelho e vês-te velha! Goza a vida enquanto és nova!'
Elogiava-me a beleza:
'Ó Gina, hoje estás tão bonita!'
Eu corava e agradecia. Ele voltava aos conselhos:
'Aproveita a vida! Aproveita a vida!'
Notava-me triste:
' Que é que tens hoje, rapariga? Estás triste?'
E eu, que não sou boa mentirosa, respondia afirmativamente muito embora omitisse os motivos da tristeza.
Desde que sou bloguer, o senhor Rodrigues sempre me deu motes para escrever sem o saber, ou sequer imaginar que escrevo. Estive por várias vezes tentada a contar-lhe do meu blogue mas sempre me contive. Não é fácil ser lida por quem me conhece, as pessoas vêm-me os gestos, a expressão, ouvem-me o tom de voz. Conhecendo-me e lendo-me, o que escrevo tem um peso muito maior, a responsabilidade é também maior e, pior que tudo isso, a probabilidade de não valorizarem o que escrevo é elevada. No caso do senhor Rodrigues, em ele sabendo desta minha actividade, quase afirmo que iria desvalorizá-la.
Gosto mais de escrever acerca das coisas do presente que das do passado, gosto de escrever assim que a vida acontece. A partir de agora deixarei de ter novidades para contar acerca do senhor Rodrigues, o que vier a escrever dele, se escrever, será passado. Acabaram-se-me as novidades do senhor Rodrigues porque ele morreu.

Nota: este post foi escrito enquanto a notícia ainda fervia na minha cabeça.

Lisboa, 9 de julho de 2010


Sem comentários: