sábado, 16 de outubro de 2010

Verde Água

Já não tenho a pretensão de escrever um livro. Há uns anos, quando iniciei a actividade de bloguer, queria muito inventar uma história e escrevê-la, achava que precisava apenas deixar passar uns anos para amadurecer a minha personalidade e experienciar uma série de coisas de modo a obter mais conhecimento. Com a minha muito simples escrita de bloguer percebi rapidamente que não se escreve acerca daquilo que se desconhece, pode inventar-se mas... mesmo inventando estamos a fazer uma aprendizagem, buscando saber e conhecimento, e eu queria aprender muito mais da vida antes de me lançar à feitura de um livro.
Hoje sei que não sou capaz de escrever um livro como inicialmente previra, entretanto comecei a habituar-me a este modo que uso para escrever, sou uma contadora de histórias, pensamentos pessoais e assuntos superficiais. E, de certa maneira, o meu blogue é como um livro. Agarrei-me a esta ideia. Este é o meu livro.
Mas tenho um sonho: o de ver o meu 'livro' publicado em suporte de papel. Uma coisa palpável, para eu mexer e folhear e cheirar também. Um livro de papel para pôr nas prateleiras - depois de lido... - das casas dos leitores, amarelecendo com o tempo, esquecido no meio de outros iguais. Apanhando pó e teias de aranha. E depois... ser lembrado e relido, tal e qual como acontece a todos os livros. Quero que o meu livro seja excepcional, só porque é meu, e de certo modo quero-o igual aos outros.
Pela internet já dei de caras com alguns sítios onde imprimem e promovem a publicação de livros, independentemente da qualidade literária dos mesmos. Isso significa que está ao meu alcance ver e ter o meu livro. É uma óptima ideia! Bastar-me-ia pesquisar e escolher o que queria publicar, mandar fazer e esperar para ver feito. E folhear. E ler, claro.
Tenho visto muitos livros expostos em livrarias de nome que são - ou eram - blogues. É sem modéstia que digo não me sentir menos escrevente que a maioria dos autores desses livros, a escrita deles não é melhor que a minha. É bem possível que tenham tido o mesmo sonho que eu e foram mais longe: já o concretizaram.
Mas eu tenho um problema: tenho uma personalidade evasiva, tenho medo das críticas, então não me dou importância nenhuma. Isso é notório em praticamente toda a extensão do meu blogue... Dificilmente prendo a atenção a alguém porque não sei promover-me. As pessoas abririam as páginas do meu livro e leriam textos auto-destrutivos, queixas e opiniões, todos expostos em modo lacónico e subtil para não magoar ninguém.
E depois não restava mais nada. As pessoas não ficavam, eu sei que não.
Mas eu hei-de publicar este livro...

2 comentários:

Madrigal disse...

Eu já fiz uma filha e já plantei uma árvore...

beijo

Gina G disse...

Nessas áreas também já estou despachada... E livro... contento-me com o blogue. :)