quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Língua portuguesa

Eu amo a minha língua. Mais que isso, venero-a. Não tenho a mania que sei tudo, sou humilde o suficiente para certificar-me do significado duma palavra, mesmo estando quase certa de saber - às vezes dá para perceber significados através do contexto do que estou a ler.
O meu colega troça de mim e tudo:
«Vá, vai lá ao teu amigo (priberam.pt), ele que te diga.»
O meu caro colega não tem este amor todo que eu tenho à nossa língua, não... E tem a mania que sabe das coisas. Ele não sabe... inventa! Eu não. Eu cá não gosto disso. Humilho-me e vou ao meu amigo priberam.pt. Quero lá saber se dou parte de fraca!
Recentemente li/descobri três palavras: extático, histriónico e elanguescer.

Extático
(adjetivo)


1. Enlevado em êxtase.
2. Arrebatado; absorto.


Histriónico (adjetivo)


1. Relativo a histrião; próprio de histrião.
2. Que representa ou demonstra sentimentos com exagero.


Elanguescer (verbo)


1. Tornar(-se) lânguido.
2. Viver em langor.
3. Fazer perder ou perder as forças.
4. [Figurado] Diminuir de zelo ou ardor.

1 comentário:

redonda disse...

Não conhecia a segunda, mas apesar de conhecer as outras, não costumo utilizá-las quando escrevo.