domingo, 15 de outubro de 2006

Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

Ando envolvida num processo que me vai permitir adquirir a equivalência ao 9º ano.
Desde que comecei, tenho hesitado várias vezes em escrever acerca disso aqui. Tenho a certeza daquilo que quero fazer, mas não tenho a certeza de vir a conseguir e é por isso que tenho hesitado até hoje em divulgar aqui esta actividade.
A única coisa que até hoje me arrependo de ter feito na minha vida é ter largado a escola assim que completei o 6º ano.
Tomei conhecimento deste processo que se chama Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências porque alguém que eu conheço me divulgou. É um processo que leva em conta o que eu sei, o que eu aprendi com a minha vida. Vão reconhecer, validar e certificar as minhas competências.
Assim que soube, não quis deixar escapar a oportunidade nem quis deixar arrefecer a ideia e tratei logo de começar o mais rapidamente possível. Já lá estou.
Aparentemente parece um processo muito fácil de executar, mas não é. Até porque seria uma grande injustiça para quem anda 3 anos a carregar livros e a "matar" a cabeça a estudar, chegar alguém e com a maior das facilidades ter o 9º ano. É por isso mesmo que se chama equivalência.
Ainda só tive 2 sessões, uma de esclarecimento acerca de todo o processo, em que nada tive que fazer, apenas escutar e entender. A segunda tive que fazer uns exercícios básicos de português e matemática. O português correu-me muito bem, executei todos os exercícios rapidamente, sem hesitações. Nunca tive problemas com gramática ou ortografia. A matemática... pois... na matemática também nunca tive problemas em aprendê-la na escola. O que acontece é que a matemática que nós aprendemos na escola nada tem a ver com a matemática que usamos no dia-a-dia, por isso se varre tudo da memória assim que deixamos de fazer aqules exercícios, mas correu-me tudo muito bem. Também tive que responder a perguntas acerca de coisas básicas de informática e o técnico ficou agradavelmente surpreendido com a rapidez de raciocínio e com a facilidade que tenho em converter em palavras escritas o que quero dizer e tal... fiquei toda contente, claro. Resumindo, estou empolgada com isto e não vou deixar passar em frente dos meus olhos uma oportunidade destas e não a agarrar com unhas e dentes.
Vou também aproveitar para divulgar aqui o processo R.V.C.C.
As iniciais querem dizer o que leêm no título deste post e a sede fica situada na Avenida Almirante Reis nº 45- r/c dtº em Lisboa. Se quiserem visitar o site para mais informação também podem fazê-lo acedendo a:www.inovinter.pt.

Eu vou dando notícias. :-)

4 comentários:

Anónimo disse...

Força querida! Acho que fazes muito bem, nunca é tarde pra aprender, e se tens a possibilidade de ficar com o 9º em vez do 6º vai em frente. Qualquer coisinha q precises é so dizer!
Eu tou cá! beijinhos

Anónimo disse...

Parabéns Gigi! Parabéns pela coragem de expores o teu caso, parabéns pela iniciativa, parabéns por te valorizares e acreditares que a vida ainda te reserva muito para aprender e para evoluir...
Cada vez que conheco alguem que decidi investir na sua formação (seja para completar ou fazer uma formação em algo que goste) fico feliz pois acredito que está a evoluir...e muito! Conheço muitas pessoas com essa tua vontade e que dão voltas na vida mt gds...
E acredito que isto é apenas mais um pequeno passo que estás a dar por ti mesma!
Beijus gds e força! ;)

Just Me...S disse...

Olá
Começo por pedir desculpas pelo grande atraso em vir retribuir uma visita que me fizeste...mas aqui estou eu!! :))
A vida não me tem dado tempo para os amigos da blogosfera, por isso a minha demora, mas quero voltar pois gostei muito do teu canto!!
Sabes que mais?? Força com esse projecto!! :))
Beijocas e mais uma vez desculpa, espero que voltes ao meu cantinho. Sempre que posso visito o pessoal todo :))
S

Just Me...S disse...

Olá minha querida
Como estou de ferias esta semana é mais facil colocar a escrita em dia :))
Assim que tiver um bocadinho envio-te um mail a dar algumas dicas de onde arranjo as coisinhas no meu blog. O Merlin tem feito sucesso :))
Beijoquinhas e outra para a tua filhota ( tem quantos aninhos? A minha tem 3 e meio )