segunda-feira, 16 de abril de 2007

O meu amigo Bento

PERFIL Nº 4
O Bento é alguém especial. Escrevo mais: o Bento é muito especial.
Revela-se pouco, mas como o conheço há muitos anos parece-me que já tenho matéria suficiente acerca da sua personalidade para descrever o seu perfil segundo o meu modo de o ver.
É pouco falador, ou por outra, não é falador. No entanto, esse facto não se deve a timidez, mas sim porque gosta de observar e analisar. E ele sabe que observa e analisa melhor se falar pouco ou apenas o necessário.
O Bento vende e fornece a loja onde trabalho. É o único vendedor que eu... digamos que... gosto de "aturar". Costumo dizer-lhe isso mesmo e ele responde-me em tom de brincadeira:
- Ah... muito obrigado pela parte que me toca.
Aquando das suas visita à loja, aparece sempre de fato, camisa e gravata. É comum os vendedores apresentarem-se vestidos desta maneira e o Bento não é excepção.
Eu também sou observadora e analisadora e o que se segue não tem, de modo nenhum, o intuito de depreciar o que o Bento escolhe para vestir, antes pelo contrário. Eu adoro "trapos" e o Bento, apesar de ter um estilo sóbrio e clássico, pontilha a sua aparência com pormenores que a mim não me escapam e normalmente não contenho um comentário. Por exemplo: tem uma camisa côr-de-rosa giríssima e um casaco cinzento com botões brancos e prateados ao estilo navy que é espectacular. Acerca da camisa digo-lhe que tenho lá em casa um verniz de unhas da mesma côr e do casaco pergunto-lhe onde foi ele arranjar aquele casaco com uns botões tão interessantes... Tem também um outro casaco preto que foge ao comum porque tem gola à oficial que é simplesmente o máximo! Acerca deste, não me lembro de alguma vez lhe ter dito alguma coisa...
Muitas vezes assiste ao atendimento que faço aos clientes e não interfere, a não ser que eu lhe solicite um conselho ou uma opinião, ao contrário de outros vendedores, fornecedores ou mesmo clientes que falam, falam, falam... quando deviam estar calados...
O Bento é metódico e disciplinado, todo o trabalho que ele executa tem uma ordem ou um seguimento do qual dificilmente se desvia, para ser produtivo e se sentir confortável. Escrevi confortável porque creio que esta característica se tenha acentuado devido ao facto de ele trabalhar sózinho há alguns anos. É patrão de si mesmo, por isso no local de trabalho não há confrontos com ninguém. Só conta consigo próprio e, quanto a mim, esta posição acaba por ser confortável para quem trabalha assim.
O gosto musical do Bento é notável... porque é bizarro, ouve músicas estranhíssimas... Enumeraria aqui algumas, mas infelizmente só me lembro de um grupo chamado "Cebola Mole" que tem uma canção cuja letra é algo deste género:
"Bobi, traz o osso ao dono
Bobi Bobi Bobi Bobi Bobi
Ah... meu ganda maluco!...
Bobi, traz o osso ao dono"
E agora mudando de assunto, acho muito interessante a maneira como ele encara a vida; contrabalança o metodismo, a disciplina e alguma inflexibilidade, com uma tranquilidade, uma naturalidade e afabilidade genuínas, o que faz com que seja alguém de muito fácil lidação. Estes são os opostos que eu considero mais marcantes na personalidade do Bento.
Mas ainda há mais... uma vez disse-me que é um "organizado-desorganizado". Segundo ele, a sua secretária está sempre desarrumada, com papéis (e não só) ao monte, mas ele sabe sempre onde deixou o que precisa. Ou seja, é desorganizado porque tem a papelada amontoada e é organizado porque sabe sempre onde está o que procura. Parece-me que neste parágrafo dá para perceber o método, a disciplina, a tranquilidade e a naturalidade do Bento.
A afabilidade que eu acho que lhe é característica é demonstrada através da espontaneidade, clareza e precisão com que me explica algo acerca dos artigos que vende. Quando não entendo alguma coisa, ou simplesmente não conheço, os artigos que vende, é notória a facilidade com que ele explica. É notório também, o prazer que tem em ensinar. Ou não soubesse eu que ele já foi professor...
Às vezes almoça connosco e numa dessas vezes, a conversa foi parar ao seu feitio e à sua personalidade. Em dada altura ele disse que gostaria de fazer um furo numa das orelhas. Eu ri-me e perguntei-lhe:
- A sério?... Quer vir a ser um cinquentão atirado p'rá frentex, é?
- Mas eu já sou todo atirado p'rá frentex. Se vocês me vissem ao fim de semana não me reconheceriam, porque eu sou muito diferente de como me apresento aqui. Para começar, isto fica no armário - aponta para o casaco e para a gravata - ao fim de semana ando de bermudas, t'shirt garrida... boné...
Creio que fiz uma expressão de surpresa porque me é muito difícil imaginar o Bento com tal indumentária. Mas entretanto lembrei-me: " Ah pois é!... Houve um dia que ele veio entregar mercadoria vestido assim porque ia de férias da parte da tarde. Até vinha com aquele sorriso e aquela boa disposição que só se consegue ter quando se está de férias..."
- O Bento faz bodyboard - disse o Luís que entretando se tinha sentado à mesa connosco.
- Pois... eu sou especial - continuou ele. E eu tive imediatamente vontade de dizer algo mas contive-me. Não por muito tempo, pois logo a seguir disse mesmo o que tinha na vontade:
- O Bento é tão especial que eu já comecei a delinear o seu perfil e não consigo escever mais nada - nesse momento passou na rua alguém
cujo perfil eu já descrevi aqui e lembrei-me quão fácil e rápido tinha sido para mim escrever o que escrevi acerca dela - ainda há bocado estive a olhar para o texto mas não sai mais nada. Não sei... falta-me qualquer coisa...
Ele ficou surpreso e curioso com a minha ideia de descrever o seu perfil psicológico. Muito mais surpreso e curioso do que eu alguma vez ousaria sequer supôr. Está desejoso de ler o que eu estou para aqui a escrever... quem diria?

Sem comentários: