sábado, 19 de maio de 2007

"Os limites da minha linguagem significam os limites do meu mundo" Venâncio

Concordo com este pensamento. Parece-me que quanto mais vasto fôr o vocabulário de uma pessoa maior e melhor será o seu raciocínio. Portanto, mais alargado será o seu mundo porque melhor pensará e melhor falará. Onde acaba a linguagem acaba o pensamento. Não podemos pensar sem palavras e se existirem muitas na nossa cabeça saberemos exprimir as nossas opiniões e o que sentimos com fluidez, não ficaremos estagnados. É esta a minha opinião.
Em conversa com o Luís acerca desta frase, ele discordou totalmente, dizendo que um dos maiores poetas portugueses - António Aleixo - era de baixa cultura, um homem do povo e no entanto, era um poeta extraordinário. Ele acha que o nosso mundo só é limitado pela imaginação e saber, o que nada tem a ver com cultura. Segundo ele, se assim fosse os políticos conseguiriam o que queriam, ser donos do Mundo e senhores dos seus habitantes. É esta a opinião do Luís.

E tu? Sim... tu que estás a ler este texto, qual é a tua opinião acerca deste pensamento de Venâncio?

9 comentários:

waterfall disse...

Eu acho que o Venâncio (que não faço ideia de quem seja) tem razão no que diz, no entanto, se virarmos a frase do avesso já não concordo, isto é, um mundo não ficará mais pequeno por faltar linguagem e aí concordo com o Luís, o limite é a nossa imaginação e junto-lhe a curiosidade, como factor essencial para o alargamento dos nossos horizontes

Anónimo disse...

Não concordo!

O nosso pensamento é sempre bem mais complexo que a nossa linguagem até porque há emoções/sentimentos/frustações que não consegues exprimir completamente por palavras...

Acho que a linguagem é uma das formas mais eficientes de transmitir a nossa forma de pensar, mas também serve para enganar e iludir os outros, e muitas vezes a nós mesmos.

Anónimo disse...

sinceramente nao estou com grande vontade pa pensar, vim so deixar um beijinho grande. e ja agora o venancio tinha razaão.

Anónimo disse...

Venâncio?!

Essa frase é do grande filósofo Ludwig Wittgenstein!

P.S.: Concordo com ele.

Gina G disse...

Olá Yui. Sinceramente não me lembro de que fonte extraí esta frase. Se estiveres certo(a) em relação ao autor da frase, então só me resta pedir desculpa ao grande filósofo Ludwig Wittgenstein.

Anónimo disse...

Linguagem não é apenas língua, senhores. Linguagem é qualquer forma de conhecer, apreciar, organizar o mundo. É uma interação bilateral do homem com o ambiente(incluindo a sociedade).
Como pode alguém organizar um raciocíno qualquer sem linguagem?

Pense no nada. O que é o nada?
Se você não tiver linguagem suficiente para decodificar os elementos do seu mundo, não saberia o que não colocar no nada no qual você pensou.
E o tudo?
O que é o tudo?
O tudo depende do seu mundo.

Acreditam mesmo que alguém que passou a vida inteira sem interação social ou natural, que viveu toda a sua vida dentro de um cômodo uniforme, sem janelas, isto é, sem linguagem alguma, concebe em sua mente um mundo ilimitado?

Unknown disse...

Sim, essa frase é do grande filósofo Ludwig Wittgenstein!!!

Rhaonie Martins disse...

SIM, ESSA FRASE É DO GRANDE FILÓSOFO LUDWING WITTGENSTEIN!!!!!!!!!!!!!!![2]
QUEM É VENÂNCIO?!?!?!?

Gina G disse...

Não faço ideia, Rhaonie Martins. Aliás, e uma vez que já dei os devidos créditos e que inclusivamente pedi desculpa pelo erro, devo dizer que isso é o que nmenos interessa neste post...