sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril de 1974

Ora aqui estou eu recém chegada de dentro de um balde de água com detergente e de pano do pó pousado no ombro, esfregona na mão esquerda e spray limpa móveis na mão direita, disposta a lembrar o dia 25 de Abril de 1974.
Não tenho idade para me lembrar em concreto da Revolução de Abril '74. Mas lembro-me do 25 de Abril por uma razão muito simples - o meu pai chegou nessa mesma madrugada de Moçambique onde estivera a trabalhar durante um ano.
Havendo recebido no dia 24 um telegrama do meu pai avisando que chegaria no dia seguinte a Lisboa, a minha mãe deslocou-se ao aeroporto fazendo-se acompanhar da minha pessoa (pequenina), o meu irmão e um amigo da família para esperarmos pelo meu pai.
Tenho na minha memória algumas imagens dessa manhã: eu dentro de um táxi preto e verde que me parecia gigantesco, o cheiro da pele dos estofos, a minha altura mal dar para ver a rua, os soldados alerta e armados dentro do aeroporto, o nervosismo da minha mãe por não nos deixarem entrar e por não haver notícias do meu pai. É por causa disto que me lembro do 25 de Abril, senão ter-me-ia passado ao lado, de certeza...
Felizmente, nada se passou com o meu pai, o avião tinha sido desviado para o aeroporto de Faro devido à Revolução. No dia 26 todos pudemos matar saudades do meu pai...

Sem comentários: