segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Responsabilidade

- É tão bom dizermos que ninguém gosta de nós... a sério, não sei porquê mas sabe mesmo bem dizer "ninguém gosta de mim" - disse a rica filha.
Eu, que até sei porquê, expliquei-lhe*:

Se ninguém gostasse realmente de nós, ficaríamos livres de fazer as coisas que estão bem para os outros, digamos que nos tirava uma carga das que mais pesa de cima dos nosso ombros. Porque, alguém gostar de nós, quer por laços familiares (de sangue ou não), quer por laços de amizade, obriga-nos a pensar antes de agir ou de falar para não ferir susceptibilidades e isso faz-nos sentir uma responsabilidade que de outra maneira não teríamos. É por isso que, às vezes, saberia tão bem que ninguém gostasse de nós pois esse desejo dá-nos a ilusão de que ficaríamos leves e livres, sem ninguém para nos obrigar a fazer isto ou aquilo, o que até nos faz pensar que vivemos num mundo de hipocrisia...
Desengana-te, miúda... temos mesmo que viver num mundo hipócrita e em que tudo é vão e vaidade... mas há sempre quem goste de nós e ainda bem, pois a solidão é do piorzinho que há neste mundo para sentir...

*na altura expliquei-lhe em linha gerais o que agora, escrevendo, desenvolvi um pouco mais

5 comentários:

Anónimo disse...

o "ninguém gosta de mim" não será a adolescência por aí a espreitar? É que, a partir de uma certa idade, é terrível estar sozinho contra o mundo.

Gina G disse...

Ela ainda está na adolescência embora eu ache que a tão falada "idade do armário" já lhe passou.
Ela expôs esta ideia com a certeza do que sentia na voz pois na altura falava-se de familiares e "familiares"... e "ninguém" gostando de nós, ficaremos automaticamente livres de ter que falar ou encarar certas pessoas... e eu tentei fazer-lhe ver que o mundo é assim - cheio de pessoas que não nos interessam e de quem não gostamos mas é neste mundo que temos que viver.

Vera disse...

Olá Gigi :-)
No contexto familiar esse "ninguém gosta de mim" acontece, infelizmente. Por estes lados também existe esse sentimento. Mas o que eu digo por aqui é que quem não sente a nossa falta também não merece que sintamos a sua, certo?
Beijos
Bom regresso:-)

waterfall disse...

É quando eu gosto mesmo do meu blog. Quando não há ninguém, entro a abrir.:) Digo o que passa pela cabeça, mesmo que pense que estou a dizer uma grande parvoíce.

Gina G disse...

Vekiki:
Certíssimo!
Obrigada, bjs... :)

Waterfall:
Também conheço esse sentimento - não havendo ninguém por aqui sempre solto mais as palavras e até as parvoíces deixam de o ser por não haver ninguém que abomine o que escrevemos, embora eu tenha sempre presente o pensamento de que sou lida.