sábado, 6 de setembro de 2008

Virtualmente

Desde que tenho o blog, pensei muitas vezes se algum dia conheceria alguém pessoalmente. Tenho esse desejo mas não me sinto à vontade para iniciar um contacto pessoal.
Uma dia, a Redonda disse-me que gostaria muito de me conhecer pessoalmente. Fiquei tão lisonjeada quanto perdida com o interesse demonstrado mas como moramos muito longe uma da outra ficou para uma ocasião vindoura.
E entretanto tenho pensado que estas coisas da Internet são sempre muito estranhas e complicadas. Conhecer alguém virtualmente poderá não ser a mesma coisa que pessoalmente, as pessoas que me conhecem somente através dos textos poderão, e certamente estarão a pensar, que eu serei deste ou daquele modo. Já criaram uma imagem, tenho a certeza. Eventualmente, poderei não corresponder à ideia previamente concebida nas suas cabeças, àquilo que vão ver, ouvir e sentir. E eu tenho um defeito que é um dos que mais detesto ter mas tenho-o e julgo nunca me vir a desfazer dele, acho-me sempre aquém de tudo e de todos. E, a somar a isso, acho muito fácil manter uma amizade virtual. Se eu ficar aqui, aconchegada no quentinho que a possibilidade de expressar e publicar ideias e factos sem ser vista oferece, é muito fácil conviver e confraternizar. É muito fácil entrar no blog deste ou daquela e opinar e aconselhar. Claro que é, nem sequer tenho que me levantar da cadeira! Aqui todos esperam a minha vez de falar, todos ouvem e direi mesmo que escutam, todos se detêm e analisam o que "digo". Aqui é muito fácil. Se alguém chegou até aqui e se detém é porque está mesmo interessado, creio. Ao contrário? Não voltará, óbvio! Na presença é outra história.

Tu que lês e não me conheces, como achas que sou realmente?

4 comentários:

redonda disse...

Que pergunta difícil!
Acho que já tenho uma ideia melhor de como és realmente do que em relação a pessoas que conheço em pessoa
(e estou a criar uma imagem muito aberta de ti :) e como sou caladinha, quando nos conhecermos vou escutar-te atentamente e não terás de te levantar de qualquer cadeira ou banco que encontremos para nos sentarmos :)
Se fosse preciso falar mais seriamente, como é que eu acho que és? Vês e pensas sobre o que vês e o que sentes, tens uma grande empatia em relação aos outros, um bom coração, um óptimo sentido de humor e escreves muito bem.

Gina G disse...

Sim, eu sei que a pergunta é difícil e tem também uma pitada de presunção e uma grande porção de curiosidade.
Às vezes não sei o que me passa pela cabeça para deixar perguntas destas a vaguear pela blogosfera...
Por isso agradeço mais que o costume o teu comentário - obrigada e obrigada!

Anónimo disse...

Eu conheço-te.
Se assim não fosse e apenas tivesse conhecimento de ti através da escrita, quando te visse pela primeira vez certamente seria uma grande surpresa.

Gina G disse...

Pois é... o virtual é o que dá.
Então os meus textos não transmitem o que sou? Ou o que demonstro pessoalmente?