sábado, 28 de março de 2009

Bolo de Maçãs em cocotte


Ingredientes:

4 maçãs reineta
sumo de um limão
4 ovos
2 chávenas de açúcar
3 chávenas de farinha
1 chávena de natas
1 colher de chá de fermento em pó
açúcar em pó q.b.

Confecção:

Descasque as maçãs, retire-lhes o caroço com o utensílio apropriado e corte-as em fatias de meio centímetro na horizontal. Reagrupe as fatias devolvendo aos frutos a sua forma original e regue-os com sumo de limão.
Numa taça, bata os ovos e o açúcar. Adicione a farinha, as natas e o fermento e misture tudo muito bem.
Unte bem a cocotte, disponha nela as maçãs, colocando-as a igual distância e cubra com a massa. Tape a cocotte e leve a cozer em forno pré-aquecido a 190ºC; deixe arrefecer sem retirar a tampa e sirva depois de ter coberto com o açúcar em pó.

Bom apetite!


Agora eu e o bolo que aparece na foto abaixo:

Segundo reza o fascículo de cozinha de onde retirei esta receita: 'a cocotte é um clássico recipiente usado na cozinha francesa, oval ou redondo, de paredes grossas e com tampa, que também pode ser utilizado no forno.'
Como não tenho tal objecto, nem sequer sabia da sua existência, ainda pensei em usar o meu tacho de barro, que é grosso e tem tampa e tudo mas depois lembrei-me que era capaz de não ser boa ideia, que ainda me ia a casa p'los ares e isso eu não quero.
Então resolvi pôr o bolo ao lume numa forma redonda sem buraco e tapá-la com folha de alumínio. Assim fiz.
Quando a meio da cozedura resolvi espreitar a cor do bolo, reparei que estava quase, quase cozido mas muito clarinho. Decidi retirar a folha de alumínio para o bolo corar e cobri-o nessa altura com algumas passas.
Ei-lo! O Bolo de Maçãs em casa da Gina!



Sem comentários: