quinta-feira, 16 de abril de 2009

Primavera


Cresci nesta região - Loures. O ano passado, assim que chegou a Primavera, olhando e observando os campos daqui, recordei momentos de infância relacionados com as flores campestres que durante o decorrer desta estação por aqui se fazem notar ou, também, abundam.
Como tinha (e tenho!) o hábito de escrever coisas, achei que seria giro escrever essas recordações no meu blogue. Efectivamente assim fiz, elaborando três posts. Em querendo vê-los e lê-los é favor clicar ali no lado direito deste blogue na lista de ideias intitulada 'Memórias da minha infância'.
Na altura achei que tinha chegado ao fim deste género de recordações mas este ano, assim que chegou a Primavera, recordei mais umas quantas flores e plantas campestres que chegarão já de seguida com as respectivas recordações de infância.


As urtigas

Piquei-me nelas tantas vezes! Uma vez disseram-me que se passarmos a palma da mão pelas urtigas elas não picam. Sei que quis saber se isto é verdade mas não tenho nenhuma recordação em concreto do resultado das festinhas às urtigas. Agora que sou adulta sempre posso tentar...


Os trevos

Procurei muitas e muitas vezes trevos de quatro folhas, claro que sim! Nunca encontrei nenhum mas num dia em que andava à procura desses escassos trevos com uma amiga minha ela encontrou um e eu fiquei com montes de inveja dela.



As azedas

Com as azedas o meu principal divertimento era o esmagar das ditas. Ora com pedras, ora com os dentes. As azedas são azedas - fazem jus ao nome, foi o que logo percebi.


As bruxas

As bruxas voam ao sabor da brisa. Ainda hoje ando para descobrir se as bruxas são animais ou flores e se morderão... ou então não.
Não tenho a certeza se na foto que aqui apresento são as mesmas bruxas que eu via a voar lá no meu quintal, as quais cheguei a temer, mas seja como for aqui fica uma planta que, mal por mal, ao menos é parecida com as bruxas a que me refiro.



Os garfos

Não sei se o nome correcto é este mas provavelmente não será. Quem me disse que esta planta se chamava garfo foi o meu pai mas possivelmente isso dever-se-á à forma dela.


Os canitos

Aqui também não tenho a certeza do nome desta flor e também foi o meu pai que me disse chamarem-se assim. Fixei muito bem o nome porque sempre lhe achei muita graça.

Será que no próximo ano, assim que chegar a Primavera, irei lembrar de mais algumas flores ou plantas? Quem sabe...


7 comentários:

joão disse...

Ester 2:2; ...busquem-se para o rei, moças virgens, formosas à vista.

redonda disse...

Gostei de todas, em especial das bruxas :)

bell disse...

Conheço-as todas, embora às últimas três lhe dê outro nome (que agora não me lembro :$), ou seja, o que quero dizer é que nunca tinha ouvido os últimos três nomes.

nandokas disse...

Olá,
Das plantas ou das flores que publicas, levo daqui os trevos e os canitos [ah também posso ficar com os garfos]. Os restantes deixo ficar, ok?
Beijinhos

Gina G disse...

João:
Pois bem. Só não 'tou é a ver a relação com o que está escrito no post.

Redonda:
E viste a abelha pousada nela?

Bell:
É pena não lembrares, gostava de saber.

Nandokas:
Leva. leva. Para mim a mais bonita é a dos trevos.

V. disse...

Em Queluz também havia estas todas. Onde moro há mais algumas quen ão sei o nome.
DEsconheço os nomes das duas últimas.

Lembraste de umas que eram docinhas? As azedas eram azedas (muita azeda trinquei eu!) e havia umas azuladas que eram doces...!!!

Gina G disse...

Lembro sim, estão aqui:

http://verdeagua2.blogspot.com/2008/06/tal-como-falei-no-post-anterior-estou.html