sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O quilo (não) é igual ao litro?


A terra para plantas é dos artigos mais extraordinários que vendo. Eu explico - demoradamente, talvez.


A terra para plantas é um artigo muito vendido a velhinhas, não sei muito bem porquê, talvez pela disponibilidade delas, a verdade é que a maioria dos clientes que me compram terra são velhinhas que precisam comprar a terra para porem nos vasinhos que é para as plantinhas ficarem arrumadinhas e bonitinhas na varanda de suas casas.
A terra é embalada usando a medida ao litro. É estranho porque não é uma matéria líquida mas é assim. Há embalagens de 3, 10, 20, 50 litros e até mais, mas eu apenas vendo as de 3 e as de 10 litros.
Ora bem, as velhinhas não têm muita força, estão velhinhas! E normalmente perguntam quanto é que aquilo tem e eu, que sou uma mocinha que informo os clientes o mais rente possível à verdade, e porque também adoro baratinar as pessoas com as verdades, sou fiel na informação dizendo a capacidade das embalagens em litros. A grande maioria, senão a totalidade das pessoas, fica estupefacta olhando para mim longamente, associando o número por mim proferido a quilos e não a litros. A ideia do peso fá-las pensar e às vezes também dizer:
- Xi... Ai que eu não posso com isso!
E depois venho eu, solícita e agradável (gaba-te cesto!), desfaço o engano dizendo que o saquinho de terra de três litros pesa pouco mais de um quilo. Quando digo isto elas descontraem, os ombros afastam-se das orelhas, até parece que estão na minha aula de Pilates e que eu sou o meu professor, tal é a descontracção das velhinhas assim que os ombros se afastam das orelhas... Mas aquilo não é rente à verdade, elas não sabem que a porra do saco pesa mas é quase dois quilos. Sim, porque eu sou uma mocinha que informo os clientes o mais rente possível à verdade, porém, há alturas em que isso não é possível, há alturas em que a verdade é feia e indesejada por ali.

1 comentário:

Anónimo disse...

mirabolante!