terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Antiguidade


A minha sogra... até parece mal o título deste post tendo em conta que começo o post falando da minha sogra... Continuando:
A minha sogra andou em limpezas profundas às gavetas lá de casa. Numa dessas gavetas tinha muitas revistas de culinária e decidiu oferecer-mas porque, diz ela, já não vai fazer nada daquilo, que já não tem paciência e já que cá em casa se gosta tanto de cozinhar...
Pois fez muito bem! Dentre essas revista de culinária havia uma referente ao Natal de 1979, 30 anos atrás!
Decidi tirar uma das receitas, se bem que ainda não a experimentei e por isso não há fotografia, por ser tão simples e tão própria para estes dias de muitos afazeres, como aliás, é referido na própria revista. Ei-la:


Caldinho da meia noite


1,5 lt de caldo de galinha

300g de cenouras

3 ovos

25 g de manteiga

1 raminho de hortelã

2 pãezinhos

75 g de margarina

Descasque as cenouras, rale-as no ralador, junte-as ao caldo e deixe ferver 15 minutos.
Corte os pãezinhos em cubinhos, deite 75 g de margarina numa frigidira e leve ao lume.
Quando a margarina estiver derretida e aquecida*, junte-lhes os cubos de pão e, sempre sob lume médio, vá-os mexendo com um garfo, virando-os bem por cima dos outros até estarem todos lourinhos e retire-os imediatamente para um prato.
Passados os 15 minutos, bata os 3 ovos, como para uma omolete edeixe-os cair em fio sobre o caldo, mexendo-os bem para ficarem bem esfarrapados.
Junte 25 g de manteiga, deixe levantar fervura e ferver 1 minuto.
Retire do lume, junte-lhe o raminho de hortelã bem lavado, rectifique o sal e está pronta!
Sirva em chávenas de pequeno almoço, com alguns dados de pão por cima.


Nota:
Na revista vem descrito que o pão é facultativo. E eu, como qualquer cozinheiro(a) que se preze sempre tenho ideias para modificar as receitas originais, acho que o pão pode ser torrado ao invés de frito na manteiga, ou então a substituí-lo umas massinhas também não hão-de ficar mal.

Sem comentários: