terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Escritório


Isto de andar a entregar mercadoria aqui e ali traz vantagem, ou então traz post.
No caso deste post, posso dizer que hoje visitei um escritório de um qualquer departamento agregado ao estado.
Adoro penetrar nos mundos que desconheço sem dar muito nas vistas como era o caso. Ninguém supôs que eu, do alto desta simplicidade toda que de mim emana e me caracteriza, saí dali com matéria para escrever e com a vontade de escrever. Isso é muito prazeiroso. Ninguém sabe, nem imagina, nem supõe... mas eu esquadrinho e depois escrevo.
Um escritório é um lugar giro, digo eu. É 'tacho', um escritório do estado é 'tacho', dirão outros, os invejosos. E eu acrescento: é muito giro e é 'tacho' mas deixo de lado a inveja porque a inveja suja e embacia o pensamento e eu gosto muito de escrever claro e limpinho!

• Eram umas dez secretárias na sala mas pouco mais que a metade tinha ocupante. Dentre os ocupantes havia duas funcionárias menopausicas e portanto: gordas, trombudas e feias.
• Uma senhora doutora estava de visita, segundo me apercebi trabalhou ali em tempos e alguns funcionários davam-lhe a devida atenção, cavaqueando animadamente, pois claro, há que preservar as amizades porque podemos vir a precisar delas.
• Dois funcionários andropausicos, apesar da andropausa apresentavam-se alegres e bem dispostos e assim já não pareciam gordos nem feios como as colegas.
• O funcionário que recebeu a mercadoria tinha ar de chefe acessível no local de trabalho e gajo muito porreiro depois da hora de sair.
• O assistente dele parecia um mestre-de-obras, o que é perfeitamente natural uma vez que o material entregue era exactamente para obras. Era um daqueles mestre-de-obras bonacheirões, que em vez do Mercedes montam-se antes num jipe Nissan que nunca anda em corta-mato.
• Havia ainda jornais Destak em algumas secretárias, ninguém falava ao telefone, não havia nenhum trabalho a meio, começado ou em vias de terminado.
• O computador de uma das menopausicas, por sinal a mais trombuda e feia, ligado à página da Assembleia da República, ao menos é uma senhora que se quer manter a par das ocorrências. Do circo e das novelas que há neste país, portanto.


A descrição apresentei-a em lista para escrever rápida e facilmente já que eu, ainda que escreva na hora do patrão, sendo que a ideia de muitos é que eu tenho um grande 'tacho', não tenho e nem gasto a escrever tanto tempo assim daquele que me pagam para trabalhar. É um instantinho enquanto escrevo um post do tamanho deste, sou célere no dedilhar.


Sem comentários: