quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Polegada Maria, amada do Paquímetro Augusto

Não sou de números, disse eu noutro dia. É verdade, não sou e dou-me melhor com letras. Mas do desamor vou agora escrever de números.
Um dia o senhor engenheiro perguntou-me se eu tinha um paquímetro, eu disse que sim senhor e plantei-lho nas mãos. Então ele iniciou a explicação de como se obtém a medida de uma peça em polegadas e em milímetros.
Ah... É assim.
Depois avançou mais um bocadinho e fez-me saber como se obtém a medida de uma polegada em milímetros e o contrário também. Juntámos as cabecinhas porque as escalas são minúsculas, eu até tive de segurar o paquímetro na mão e rodá-lo um pouco - assim como quando estamos a ver a temperatura num termómetro - para ver bem, que isto da visão já não é o que era. O senhor engenheiro não, reparei que não recorrera aos óculos. Bolas, o homem sabe mesmo aquilo de cor!
Então é assim, eu vou escrever para não esquecer: uma polegada são 2,54 cm ou, se quisermos, 25,4 mm.


Paquímetro, substantivo masculino:

Instrumento provido dum nónio e empregado para medir pequenas espessuras, também chamado compasso de espessura.


Fonte: priberam.pt

Sem comentários: