segunda-feira, 30 de maio de 2011

Terminus

Acabei de ler o livro 'A vida secreta de uma mãe desleixada' de Fiona Neill. Adorei lê-lo, cinco páginas antes de o terminar já tinha saudades de Lucy Sweeney, uma personagem sábia e inteligente para com muitos aspectos da sua vida, nomeadamente a essência da maternidade, mas desastrada no que toca a tarefas domésticas.

Marido surdo e mulher cega fazem sempre um casal feliz.

Deixo as lentes de contacto de molho numa chávena de café e acordo de manhã para descobrir que o Marido com Mau Feitio as engoliu durante a noite. Pela segunda vez em menos de um ano. «Mas eu disse que as tinha lá posto», protesto. «Não podes estar à espera que me lembre desses pormenores», diz ele. «E desta vez não vou vomitar. Usa os óculos.»

A trama tem também um elemento chave para captar a atenção do comum mortal: sexo e traição. A Lucy Sweeney... Hum...

    O que procuram os homens nas mulheres? 
    Os contornos do Desejo Saciado 
    O que procuram as mulheres nos homens? 
    Os contornos do Desejo Saciado* 
    William Blake

*Poema apresentado na página 272.

E pronto, gostei do livro. A escrita é clara, sem entupimentos, flui livremente. É um prazer ler histórias assim, normalmente os autores que adjectivam muito ou usam muitas vírgulas confundem-me e acabo por esmorecer na leitura. Ler o que eu gostaria de ter escrito agrada-me, deve ser isso. No fundo gosto de ler... como eu escreveria, se o soubesse fazer.
Este livro teve ainda um ponto positivo que quero registar, aprendi uma palavra nova: quiproquó.


Quiproquó

substantivo masculino

1. Engano, confusão que consiste em entender uma coisa ao contrário do que ela significa, em tomar um objecto! por outro diametralmente oposto, etc.

2. Tolice; trocadilho.

Fonte: priberam.pt

Sem comentários: