terça-feira, 20 de setembro de 2011

O que é para mim o fingimento?

Vou falar do meu fingimento porque não sou fingida - é mentira! - e não sei nada sobre o fingimento da outra gente.
Para já, acabo de descobrir que o fingimento é preciso. Preciso dele neste momento... E não é pouco, a ver se me chega em grande dose. Tenho de fingir-me uma escrevente destemida - este é o meu primeiro texto para a Fábrica de Letras, o que é deveras inibidor - a fazer de conta que gosto de mostrar aquilo que escrevo e que vou atrás das ideias dos outros, como esta de escolherem um tema e eu desenvolver.
Agora não finjo: não sou boa a explorar temas só porque alguém disse 'vai lá e escreve sobre isto e aquilo'. O sentimento já vem da escola primária, a dona Elisa mandava os meninos fazer uma redação a contar do Verão, do Outono, das férias da Páscoa... Bah! Nunca gostei. E então se tínhamos de ler em voz alta... Que horror! Nunca consegui dar o tom que queria às minhas pobres redações, talvez porque nunca me tenha esforçado, ocupadíssima que estava a fingir que não sabia lê-las.
O fingimento anda aqui a rondar, qual serpente ondulante atrofiando-me a imaginação – agora estou a fingir que sou poeta - a tal ponto que a minha vontade é largar a correr e levar o fingimento todo comigo. Ademais, sou uma mentira. A bem dizer sou o oposto, o outro extremo.
O meu fingimento é tanto quanto isto: não falo tal e qual como escrevo. É tudo mentira, escrevo a mentir, minto quando digo que minto, escrevo para descobrir as minhas verdades mas o que faço é encobri-las e dar azo às mentiras, que são todas minhas. Detesto aparecer mas adoro escrever porque desejo ardentemente que me vejam e, sobretudo, apreciem os meus textos.
Finjo.
Finjo, finjo, finjo.
Compulsivamente.
A minha vida é um manicómio...

Às vezes venho aqui para falar da minha mentira. Acabei por descobrir que, na verdade, sou mentirosa. A descoberta deixou de ser embaraçosa quando lhe dei colo.
Afago e dou a mão à mentira, desembaraço-me e sinto a verdade como se mentira fosse.
O que acabei de escrever é tudo mentira e é tudo verdade.

Texto enviado para a Fábrica de Letras

2 comentários:

Manuel disse...

Que dizer.
Magnifico.

Gina G disse...

Obrigada, Manuel. :)