sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Nomes

Abri o livro – 'Livro das Perguntas', Pablo Neruda – na página adolescente – 15 – e encontrei o seguinte:

IX

(…)
Onde estão aqueles nomes
de outrora, doces como tortas?

O que é feito das Donaldas,
das Clorindas, das Edviges?

Não resisti ao impulso, comprei o dito livro.

(Não desmarque... Por favor.
Não é preciso saco – obrigada! - deixe estar.
Pode dizer-me as horas com facilidade? É que o meu telemóvel está aqui para dentro da mala...)

Considero o livro invulgar, mostra-me outro modo de ver o mundo: perguntando.
Ler os versos que transcrevi (ver acima, por favor) lembrou-me a saga que por vezes enfrento quando tenho de achar nomes diferentes para as minhas histórias. Em tempos baseei-me num site cheio de nomes portugueses que havia descoberto por aí. Entretanto perdi-o... A ver se o encontro de novo.

Sem comentários: