sábado, 20 de janeiro de 2007

Nem de propósito...

... no dia a seguir a ter publicado o último post aconteceu-me mais um episódio que poderia ter escrito nesse dia.
Entrou na loja um senhor com um ar muito simples, cumprimentei-o e esperei que ele dissesse o que queria. Perguntou-me:- Tem cá fox?
A minha mente que tem 13 anos de prática destas coisas começou imediatamente a trabalhar a toda a velocidade tentando descobrir que raio quereria aquilo dizer.
Uma das grandes dificuldades que qualquer empregado de balcão tem, é descobrir o que o cliente quer quando este não se sabe explicar, sem ferir sentimentos, ou seja, questionar o cliente no sentido de perceber o que ele quer sem dar a entender que ele é que não sabe pedir o que quer comprar. Garanto-vos que é mais complicado do que parece à primeira vista...
Já escrevi algures que profissionalmente lido com todos os tipos de pessoas e há pessoas que não sabem falar, umas por vergonha outras por falta de cultura e aquele cliente sofria de ambas.
A certa altura vi-me obrigada a confessar:- Desculpe, mas não entendo o que o senhor me está a pedir... o senhor quer um fox?
Ele fez que sim com a cabeça ao mesmo tempo que fazia um gesto com a mão e eu entendi o que ele queria. Queria uma lanterna e há quem chame foco às lanternas... portanto, ele queria um fox...
A minha vida é feita de cenas deste género... às vezes tem montes de piada, outras vezes... nem por isso...

Sem comentários: