segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Achegas

Registo hoje vários aspetos do evento de sábado (a ver se fixo que os dias da semana se escrevem com letra minúscula), o workshop sobre o Novo Acordo Ortográfico.


Para começar, devo dizer que o evento foi produzido e realizado através do site 'Palavras Maquilhadas', cuja autora é alguém com quem me estreei no estatuto de tia. É engraçado e estranho ao mesmo tempo verificar que a anfitriã do evento é alguém a quem eu mudei as fraldas, dei o biberão, aturei birras e respondi aos comuns 'porquês' (e se ela os tinha!) das crianças de três anos. Assim se vê: é a isto que chamamos vida e rodar dos tempos – hoje assisto a eventos produzidos por esse pedacinho de chicha*.

(*Termo carinhoso com que a minha mãe tratava a mim ou ao meu irmão, e a cada um dos seus cinco netos.)

No final fui apresentada à oradora como tia, e bastante surpreendida quando pouco depois ela lhe anuncia:
– A minha tia escreve!
Fiquei ali num impasse, em particular quando vi o genuíno interesse nos olhos da senhora, que exclamou:
– Mas esta é uma família de escritores!
Ups! Oh céus, o que é que eu digo?! Não estou habituada a estas atenções, ai minha mãe, meu pai... É isso mesmo! O meu pai! Rebusquei a família, contei rapidamente que herdei do meu pai o gosto de registar factos reais, que ele o faz toscamente num bidão que contém água e na porta do quintal. E eu... Escrevo uma espécie de crónicas num blogue. É isso.
Em suma, e uma vez mais, adorei a tarde de sábado porque não costumo ter o privilégio de contactar com pessoas que escrevem ou estão no meio de letras e às vezes essa solidão dói e pesa um bocadinho. Estar ali foi uma lufada de ar fresco.

Seguidamente saliento pequenas aprendizagens, porque escrevendo sempre fixo melhor.

Letras Maiúsculas/Minúsculas

Os axiónimos, ou seja, as formas de tratamento (doutores, engenheiros, diretores, etc.) passarão a escrever-se com minúsculas. Os pobres coitados foram despromovidos, portanto. Pequeno à parte: eu já escrevia assim...

Os dias da semana, meses e estações do ano também lhes foi retirado algum valor, nada de letras maiúsculas, é tudo minor.

Os pontos cardeais também foram destronados mas não tão radicalmente. Caso nos refiramos ao ponto cardeal como região, por exemplo: 'a comida do Norte é muito boa', aí sim, letra grada, por favor.

Acentos

As formas verbais: 'lêem', 'vêem', 'convêem', 'dêem' e 'crêem' deixaram de ter acento circunflexo no primeiro 'e'. Já as formas verbais 'têm' e 'vêm' permanecem como antes.

Retirou-se acentos a uma data de palavras: 'pára', 'pêra', 'pêlo', 'pólo'. Segundo os especialistas, a gente que se amanhe para perceber o texto, busquemos ajuda ao léxico, tiremos a limpo o resultado daquilo que estamos a ler mediante o contexto.

Hífens

As formas verbais do verbo 'haver': 'hei-de', 'hás-de', 'há-de', 'hão-de' serão partidas ao meio, dirão adeus aos tracinhos formando duas palavras.
'Hei de', 'hás de', 'há de', 'hão de'. Fica esquisito... Confesso que ouvi a explicação para esta mudança e considerei-a plausível, mas não a fixei para poder registar.
Há mais novidades nos hífens, nomeadamente, e foram estas as únicas que apontei no bloquinho que me ofereceram à entrada, 'minissaia' e 'antirrugas'. A brincar, a oradora disse que a minissaia ficou maior e eu lembrei-me que o antirrugas ficou com mais um repuxo.

1 comentário:

Manuel disse...

Adorei o seu encanto e entusiasmo.
Agora...mais acordo não!!!!!
Eu embora em desacordo já vou seguindo o acordo.