quarta-feira, 27 de junho de 2007

TEXTO R.V.C.C.

O texto que se segue foi o trabalho que apresentei na área de Língua Portuguesa. De uma lista de 12 temas eu escolhi este. Pareceu-me ser o que eu conseguiria desenvolver melhor. Apenas quero salientar que este trabalho foi executado em Novembro de 2006. Agora fala-se e ouve-se muito acerca deste tema mas naquela data nem por isso.


IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

"Eu sei que o título que dá início a este texto é uma utopia.
As oportunidades deveriam ser iguais para todos, mas isso é impossível de praticar.
A minha ideia de que nem todos têm as mesmas oportunidades baseia-se no seguinte: o dinheiro não está distribuído igualmente por todos; uns têm mais outros menos.
À partida, as classes mais desfavorecidas economicamente não terão as mesmas oportunidades que as classes mais favorecidas.
A oferta é muito mais vasta e variada nas grandes cidades porque existem mais pessoas.
É sabido que a população consome todo o tipo de artigos. Para haver consumo tem que haver produção, não existem uma sem a outra e a necessidade de produzir aumenta a empregabilidade.
É necessário haver empresas para empregar cidadãos de modo a produzir o que irá ser consumido.
Para quem vive nas grandes cidades aumentam as possibilidades de vir a ter uma emprego melhor. Quanto a mim, um emprego melhor é um emprego em que se obtenha um rendimento financeiro minimamente aceitável, perto de casa e que contenha tarefas agradáveis para quem as executa.
Mas, a igualdade de oportunidades gera competitividade. Eu defendo que as oportunidades deveriam ser iguais para todos porque acredito que a competição pode ser encarada de maneira saudável.
Nos últimos anos, tem-se promovido a igualdade de oportunidades. O processo Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências é prova desse crescimento de igualdade entre os portugueses.
Agora, qualquer adulto que queira o tal dito emprego melhor e que não tenha habilitações literárias suficientes, pode adquirir um grau de escolaridade mais elevado com o processo R.V.C.C.
Há uns meses atrás, vi num programa de TV uma reportagem que falava de algo que achei interessante. O tema era: a sociedade está cada vez mais homogénea e uniforme porque todas as classes sociais têm acesso a quase tudo.
Hoje em dia , é cada vez mais comum as famílias terem a vida facilitada de modo a poderem melhorar as suas condições. Não causa espanto os lares portugueses possuírem casa e viatura própria, telemóvel, computador, etc.
A Internet oferece grande facilidade e rapidez em informação, contribuindo para promover a igualdade.
É um pouco como o título deste texto: Igualdade de Oportunidades...
O próximo ano, será o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos e pretende dar a conhecer os malefícios da discriminação.
À semelhança das realizações do Ano Europeu contra o Racismo em 1997 e do Ano Europeu das Pessoas com Deficiências em 2003, o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos apela a uma sociedade mais solidária.
A população mundial é diversa na sua essência e é preciso demonstrar que igualdade não significa uniformidade.
O Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, pretende alertar para que, independentemente do grau de cultura, posição social, sexo, profissão, religião, idade ou incapacidade física, se valorize as diferenças e se tire, inclusivé, partido delas.
Este trabalho é o resultado do meu ponto de vista pessoal antes e depois de ter pesquisado acerca deste assunto."

Sem comentários: