sábado, 5 de abril de 2008

Na casa do ferreiro o espeto é de pau - Provérbio português

Eu, vendedora que sou, esforço-me por fazer o meu trabalho o mais aprimoradamente possível. Um dos meus primores é explicar ao cliente os cuidados que deve ter com produtos químicos. Um dos químicos que mais se vende na loja onde trabalho é a soda cáustica, vulgarmente usada para desentupimento de canos. Este produto é um dos que mais perigo representa. Sei, por exemplo, que a soda cáustica não deve sequer estar exposta na prateleira junto à lixívia porque esses dois produtos juntos podem provocar um incêndio ou explosão.
Quando vendo soda cáustica advirto o cliente dos riscos que corre, tais como:



  • Não deitar muita quantidade de uma vez só porque poderá solidificar e dessa forma tornar-se ineficaz uma vez que não dilui


  • Não respirar o vapor que é libertado depois que se deitar água em cima do produto.


  • Não guardar o produto em casa pois este liberta gases nocivos à saúde.


  • Não convém, de maneira nenhuma, armazenar restos para uma aplicação futura.

E agora quereis saber o desenvolvimento, certo? Segue já:
Esta vendedora, que às vezes lhe parece ser mãe da humanidade e acha que tem que elucidar muito bem as pessoas dos riscos e perigos que correm... tem uma embalagem de soda cáustica há mais de uma semana em casa...



Eu não devia escrever estas coisas, pois não?

2 comentários:

redonda disse...

Não sabia que junto com a lixivia podia provocar um incêndio ou explosão.

Gina G disse...

Foi uma das primeiras coisas que aprendi na minha profissão.
:-)