sexta-feira, 6 de junho de 2008

Memórias


Tal como falei no post anterior, estou de férias. Como só tenho o dia de hoje tentei aproveitar o tempo e andei por aí à cata de plantas que eu lembro da minha infância para as fotografar. Era preciso que as plantas se encontrassem por estas paragens saloias mas em sítios onde pudesse parar o carro sem incomodar ninguém ou pôr-me em perigo. Andei por aí vagueando e soube-me muito bem estar disponível para criar algo.
E assim começo:
A foto de cima retrata uma planta que não sei o nome. No post anterior desta "Lista de ideias" tinha referido que não saberia o nome de algumas plantas que iria apresentar. Avanço já e digo de uma vez que no post inteirinho não sei o nome de nenhuma das plantas.
Nesta foto aparece em primeiro plano a planta já seca e a que aparece lá mais atrás julgo que seja da mesma espécie está ainda muito viva. Eu brincava quando ela já estava seca - puxava por ela e arrancava-lhe aqueles "olhinhos" deixando o caule despido ondulando ao vento...
Uma vez mais, a recordação que tenho do que fazia com esta planta não faz de mim uma menina bem-comportada.
Tirei esta foto em Santo António dos Cavaleiros, hoje.

Também gostava muito de apanhar e até de mexer nesta planta mas tinha um senão - cheirava muito mal. Mas eu achava aquela planta muito fofinha, dava gosto mexer nela apesar do mau cheiro que ficava nas minhas mãos. Eu sei que esta foto tem várias plantas mas aquela a que me refiro é a que tem os filamentos muito fininhos, parece uma renda verde. Tirei esta foto no Pinheiro de Loures, hoje. Curiosamente, na rua onde cresci. Fui lá e achei aquilo tão diferente. Uma senhora que não conheço foi à varanda onde morava a vizinha Gracinda e ficou a ver-me muito espantada. Não deve ser muito comum alguém aparecer na Rua do Bêco e pôr-se a tirar fotografias às plantas, presumo.

E com esta? O que é que a Gininha fazia com esta planta? Hã?! Arrancava e chupava... era doce...! Esta foto foi o Luís que tirou aqui em Loures.


E esta? Alguém sabe o segredo destes botõezinhos? Não? Eu sei - abria-os arrancando aquelas folhinhas secas e lá dentro estava algo semelhante a um queijinho. E o que é que a Gininha fazia com o "queijinho"? Comia-o, é claro!!! Tinha uma consistência estranha, é verdade, mas sabia bem. Esta foto tirei-a aqui ao pé da minha casa.

P.S. Acho que este post vai levar embora os meus leitores. Se eu já demonstrava alguma insanidade mental através de alguns post's que publico, agora ficaram com a certeza de que a autora deste blog já bate mal da tola desde canininha...


Sem comentários: