segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Férias!!! - e consequentes alterações comportamentais vulgarmente associadas a elas


Eh pá...! Grande título...!


Primeiro dia:

Todo ele (o dia) gira à volta do cansaço provocado pela grande viagem, mas apesar dele (o cansaço) não se resiste a um mergulho na piscina e a um saltinho até à praia só para ver se ainda está tudo no mesmo sítio, se o mar tem o mesmo cheiro, se se lava o olhar e a alma com a vista sobre a imensidão que é o mar Mediterrâneo, ver aquele mar é sempre tão grandemente regenerador. Há que aproveitar, à noite logo se dorme...

Segundo dia:

É o dia de ambientar as cabeças ao novo ritmo de vida. Cá dentro ainda tudo oscila tentando manter o equilíbrio e, convenhamos que habituarmo-nos a mexer e a viver num espaço com as coisinhas todas, desde utensílios de cozinha a roupas de cama e a móveis para viverem em conjunto quatro pessoas, que caberia inteirinho e com tudo aquilo que mencionei dentro da minha sala, leva o seu tempo... mas férias... é FÉRIAS!!!

Terceiro dia:

É o dia da moleza, pura e simplesmente... é o dia da - ainda não sentida - habituação a ela, essa malvada - a moleza nos corpos pertinaz e teimosa em sair de onde se instalou... malvada! Ai... ainda bem que se pode deixá-la andar por aqui e até nem faz mal nenhum nem nada porque estamos mesmo... de FÉRIAS!!!

Quarto dia:

É caracterizado pela tentativa inglória de vencer a inércia do dia anterior e não nos deixarmos ir atrás da preguiça constante. Afinal férias não deveria ser só - praia de manhã e de seguida, ainda antes do almoço, dirigirmo-nos à piscina e lavar os pés que inevitavelmente trazemos cheios de areia e lavá-los lá na torneira a isso destinada, mergulhar na piscina para refrescar do caminho da praia até lá, e esperar que da parte da tarde a programação da nossa vida - neste caso as FÉRIAS!!! - seja exactamente igual à manhã que tivemos, não... pois há o pensamento que deveríamos mudar um bocadinho, agarrar no carro e ir ver sítios e coisas giras... 'pera aí... carro...? o que é isso...? ai a gente veio de carro até aqui...? ai foi...? já nem me lembrava... aliás, até já nem fazemos qualquer distinção entre passeio e estrada, parece-nos tudo igual e também nos parece que sempre vivemos aqui entre paria e piscina.

Quinto dia:

Já nem sequer me lembro que estou num supermercado vestindo apenas um bikini e uma saia que não tem mais de trinta e cinco centímetros de comprimento... aliás, qualquer trapinho a mais do que apenas isso em cima do pêlo faz-me cá uns calores... ui...!

Sexto dia:

Devido ao descanso físico e mental, acordo com a sensação que levei a noie inteira a sonhar. Os sonhos são imensos e todos desconexos uns com os outros e com a própria vida não fazendo qualquer sentido. Para compensar o cansaço (afinal ainda me consigo cansar...) que os sonhos produziram na cabeça, verifico que - finalmente!!! até que enfim, pá!!! - misturo na cafeteira a água e o café na dose certa. Até este dia fiz sempre um café tão forte que mais parecia uma bomba... é que eu só sei fazer doces...

Sétimo dia:

Tem um sabor de "última vez", de "até quando?", de despedida e saudade. As saudades que já sinto das férias que ainda não terminaram misturam-se com as saudades de casa, das minhas coisas, de ouvir falar a minha língua, do meu blog... muitas saudades...

Oitavo dia:

O dia do caminho de volta, de passar pelos mesmos sítios, lembrar alguns, reparar noutros que teriam eventulmente passado despercebidos ou então, simplesmente não os tinha olhado e deliciar-me por vê-los desta vez. De Sevilha para cá é um regresso às paisagens típicas dessa zona e que tantos ares dão ao Alentejo. Ele, o Alentejo, dá-nos as boas vindas quando entramos no nosso país que tem os nossos costumes e a nossa gente. O Alentejo das estradas estendidas por aí fora, até perder de vista... Entrei na minha casa e dou-me conta, uma vez mais, que o meu lar é tão doce e não enjoa nada...


2 comentários:

Anónimo disse...

O melhor das férias é partir e... regressar.

Adorei as fotos!

Gina G disse...

É verdade, sabe muito bem regressar.

Obrigada!