quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Certeza


O material é tão mais certeiro, tão mais eficaz. É aquilo e já está. Nada de inventar, não se pode. Afinal acredita-se apenas no que se vê e no que realmente existe. Ou é ou não é. Eu posso escolher, eu posso fazer, eu posso mudar... É simples e claro, daí a sua eficácia. Porém, não há descanso. É tudo comigo - eu, eu, eu.
O espiritual é mais perigoso, mais complicado. Arrisco dizer que é mutável, saboreia-se como se quer, dá para inventar aquilo em que se quer acreditar, ou obter, ou 'ver'. Há tendência para se pintar o quadro como bem se entende. E há um amigo em quem se descansa à sombra da sua misericórdia, sendo que, para mais, a dita misericórdia é infinita. Sabe-se de antemão que ele tudo pode, há um prenúncio de que tudo irá fazer por aqueles que estão lá debaixo da sombra.

Tenho sentido a espiritualidade abalar de mim. Hoje não acredito em Deus como acreditava. Eu sei porquê - porque escrevo o que sinto e o que penso, porque exploro os cantos mais recônditos onde estão os pensamentos mais perturbadores, porque os disseco até os materializar e assim deixem de existir.
É ilusório, eu sei. Os pensamentos não se tornam matéria nem morrem porque são espírito.
Não sei se estou certa. Parecendo-me que sim, a certeza é rara e quando aparece é fugaz. É por causa desses momentos de certeza serem tão ténues que me pareço sempre errada. Não estou com eles no pensamento o tempo suficiente para me parecer certa.
E assim me volto para a matéria, que é sempre certeira.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vou deixar uma provocação.
Deus existe porque nós na nossa demência inculta e ignorante continuamos a duvidar da ciência e da sua evolução.
...mas o sol, os rios ou o fogo há já muito tempo que deixaram de ser deuses.

Gina G disse...

Escrevi este texto e publiquei-o para fazer exactamente aquilo que menciono nele - materializar o que penso.
A ciência, quando provada, é certeira. Tudo o mais se pode inventar, eu sei.

Eu acredito que Deus existe e que Ele é o mesmo. Eu é que estou muito diferente.