domingo, 22 de fevereiro de 2009

Temos pena...


Há já muito tempo, ouvi alguém dizer que quando sentimos compaixão é porque nos sentimos superiores. Não concordei, achei que me sentiria mal com a minha consciência se achasse que seria capaz de um sentimento tão baixo como é o da superioridade.
Mas a vida avança. Ai avança! E hoje eu concordo com esta frase. Percebi que o facto de sentir compaixão por alguém supõe automaticamente superioridade. Doutro modo a compaixão não surgirá - não temos pena de alguém que está, ou se sente, melhor que nós.

Se todos existíssemos de igual modo não haveria compaixão.

3 comentários:

Alda Serras disse...

Gostei da antítese: "um sentimento tão baixo como é o da superioridade".

Eu prefiro com paixão, se me permites o trocadilho parvo num assunto tão sério, mas como é Carnaval...

redonda disse...

Será mesmo assim? Também li em qualquer sítio que a razão do sofrimento seria dar-nos a capacidade da compaixão. Porque sofri hoje serei capaz amanhã de sentir com outro a sua dor.
Na altura em que li isso pensei que deveria haver outra forma da aprendermos.

Gina G disse...

Bell:
... ninguém leva a mal!
De facto, com paixão é muito melhor que compaixão.
Prezo muito os teus comentários porque aprendo sempre qualquer coisa. Quer dizer então que escrevi uma antítese? :)
É engraçado que quando escrevi essa frase reparei que escrevera opostos mas não fazia ideia que havia um nome para isso. :)

Redonda:
Não creio que haja outra forma. O ser humano é altamente egoísta. Dificilmente alguém compreenderá outro alguém se não tiver passado pelo mesmo.