quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O senhor Rodrigues em duas fases


Olhar

- Estás a olhar para mim porquê?
- Estou a observá-lo.
- Estás a ver que eu estou velho!
Encolhi os ombros e fiz um esgar duvidoso.
- Estás a ver um velho, não é?
- Estava a observá-lo porque ultimamente tenho reparado que o senhor Rodrigues chega e senta-se. E dantes isso não acontecia.
- Ah pois não, pois não... Eh pá, 'tou velho! Que é que queres?!

(Nada, senhor Rodrigues. Só quero olhar...)


Bem escrever

- Sabes uma coisa?
Quedei e fixei-me nele.
- Eu ainda tenho uma cabecinha formidável. Escrevo artigos para um jornal...
Fiquei interessada.
- … tenho-os todos guardados ali em casa, são mais de cem, e a senhora de lá diz que os meus artigos são muito apreciados, sabes?
Devo dizer que aqui o meu interesse era crescente.
- E eu acho que... eh pá, eu acho que aquilo 'tá muito bem escrito!
Quis dizer qualquer coisa, hesitei, o querer intensificou-se e eu disse, com o poderio de quem escreve, algo ali entre a arrogância e a timidez:
- O criador é o primeiro crítico e o primeiro apreciador da sua obra, senhor Rodrigues. Se o senhor acha que está bem escrito… então está.

Este post não termina como eu gostaria. Ao senhor Rodrigues nem sequer lhe passa pela cabeça que eu também escrevo. Não estou certa de ele ter ouvido estas minhas frases tão carregadas de saber...

Sem comentários: