quarta-feira, 12 de maio de 2010

Olhares


Devo ter ar de professora. Noto um olhar desafiante nas meninas do secundário. Só nas meninas, sim, que isto é coisa de fêmea.
Não sei o porquê do desafio, ou até sei: não me conhecem, não sabem de onde venho, o que sou. Se soubessem e se eu fosse stora, os meus alunos adorar-me-iam, tenho a certeza. E também me admirariam, sou gente boa. Gente daquela moldável às faixas etárias e às situações. Moldável em muito.
Tenho a profissão errada, cada vez tenho esta certeza mais vincada.
Ou então não é nada disto. Eu tenho é um ar marcadamente materno e as meninas vêem as mães em mim. Devem achar que vou ralhar com elas por andarem a fumar e a fazer banzé pelas ruas.
Um dia vão deixar-se destes olhares, quando forem elas as olhadas ao desafio.


Sem comentários: