segunda-feira, 5 de julho de 2010

Caiu


Ele ri-se e vejo-lhe a falta do dente. Caiu-lhe parte e deixou-o um tudo-nada desdentado. Ficou aborrecido: 'Ora caraças, agora caiu-me o dente. Ca raio, pá!'
O desgosto dele, ainda que por razões contrárias e também por outras que não têm nada a ver com o assunto, fez-me lembrar a irmã Ancilosa, crente fervorosa que conheci há um bom par de anos.
A irmã Ancilosa pregava acerca da vinda do Senhor, que era preciso estar sempre de sentinela não fosse Ele chegar montado numa nuvem branca e apanhar-nos em pecado. Fôssemos cegos, surdos, mudos, mutilados, sofredores de qualquer espécie de doença, ou até sem dentes... Ele levar-nos-ia para o céu, assim estivéssemos nós preparados para ir com Ele. O corpo não interessava para nada, só o espírito merecia toda a nossa atenção. 'Já viste, se o Senhor Jesus vier numa nuvem branca e tu não estás preparado? Se o Senhor Jesus viesse agora ias para o céu com Ele? Se vives em pecado irás para o Inferno onde há fogo e fumo de enxofre, sofrerás horrivelmente!' dizia ela fervendo tanto que lhe saltavam gotas de saliva. E eu sempre esperançada que as gotas não viessem aterrar-me em cima da pele, porque de certeza que não seria o céu a livrar-me daquilo...
A pregação da irmã Ancilosa era sobretudo acerca das profecias apocalípticas, do que não se conhece, do que ainda há-de vir. Havia uma coisa qualquer que a envolvia e lhe tomava a vontade, ouvi-la era arrepiante. Acho que as coisas não podem ser vistas dessa maneira. Não assim, tendo como base o medo.

Final feliz: olha, amigo do peito, deixa-te andar desdentado que eu cá gosto de ti como tu és e estás.


1 comentário:

Space Flyer disse...

Se no ceu estão todas aquelas boas almas que muito bem se portarm nesta vida, cumpriram os seus deveres de bons cristãos, tornaram tudo isto muito monótomo, então...
vamos lá para o inferno que quero ver e comer todas essas boazonas que perdi e enfiar uns copos nos cornos desta vida que não vivi.