quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Fotocópia

A senhora doutora manda fazer muitas fotocópias. Montes delas. E vem buscar depois, o que é porreiro para eu cuscar o que diz nos papéis.
Seguidamente apresento um texto que considero interessante e do qual não consta o autor.


Histórias com História

Esta viragem para o passado, estes passos que levam o tempo - o hoje, o agora, o ontem - vai abrir-nos o caminho para as histórias com História. A escrita quase sempre no passado verbal dá-nos o movimento das pessoas, das coisas - da própria vida - e à medida que esta vai sendo realizada fica-nos a sensação de que o tempo parou; e que o eterno presente faz parte do nosso quotidiano. Mas como afirma Heidegger 'o homem é um ser de horizonte'. Daí a importância da reflexão como instrumento de crítica e libertação do homem.
Eu sou o hoje e agora; eu sou o momento que se prolonga e faz do instante, instantes de amor e de ternura; sempre presentes nas crianças de agora, de ontem e de amanhã; nas histórias contadas e nos sonhos repetidos que representam o despertar das personagens da História; e no interior do ser está o instante vivido no passado, a prolongar-se para o futuro, num sonho sem fim.
E fica em cada menino, depois de cada história, a sua própria História.

Sem comentários: