terça-feira, 30 de novembro de 2010

Uma fotografia por dia que bem iria... (161)

Lisboa, 30 de Novembro de 2010

Tenho um jovem cliente, se é que posso chamá-lo de cliente, que todos os anos em chegando a época natalícia me faz as mesmíssimas perguntas acerca de lâmpadas pisca-pisca das séries de Natal, coisa que já nem se fabrica.
O Filipe é um bocadinho infantil, se calhar dizer bocadinho é pouco, porque o deslumbre que tem por tudo o que é natalício, principalmente as luzes de Natal, é de sobremaneira. Decora toda a varanda com uma mangueira de luzes e uma roda enorme que pisca e pisca e pisca, a ritmos variados.
À parte natais e afins, o Filipe demonstra fascínio por interiores de fechaduras, chaves em bruto que receberão cortes no futuro, composições de detergentes e outras coisas.
Ontem descobri que sou igual ao Filipe, sem tirar nem pôr. Eu também gosto que se farta de conhecer os meandros de todas as coisas: interiores de fechaduras e identificação de chaves - a parte do deslumbre enquanto material em bruto já perdeu brilho... -, composição e fabrico das mais diversas coisas e... luzes de Natal. Acenderam-se - finalmente! - as luzes da espécie de árvores que estão montadas há algumas semanas na avenida Almirante Reis (Lisboa) e eu fiquei boquiaberta olhando as luzes saindo dos tais pufes, soltando exclamações de prazer infantil, de mãos juntas como que agradecendo - não sei muito bem a quem ou a quê... - a fantástica visão com que era agraciada. Quis logo tirar fotografias, não consegui e fiquei tristíssima. Outra infantilidade... Se bem que hei-de tirá-las e publicá-las, olaré!

E agora pergunta o leitor: então e o Filipe, as luzes da fotografia serão as da casa dele? Não, caríssimo leitor, não são. A arte suprema que se vê na fotografia é da autoria de alguém que todos os anos faz estas decorações simplesmente maravilhosas. O ano passado a criação deste mestre também foi captada por mim, ver aqui.
Acho que o mestre o ano passado estava mais inspirado...

Ah, já agora e tal e coiso, alguém sabe onde é que foi tirada esta fotografia?

Sem comentários: