segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Finalmente!



  • Primeiro li no blogue do Manuel ('Na volta do tempo') um post que me fez recordar a história d' A Rosa do Adro. Lembrei-me que li esse romance quando tinha 16 anos durante umas férias de Verão que passei na casa da minha tia.
  • Tive vontade de comprar o livro em questão porque me apeteceu relê-lo.
  • Pus-me a caminho.
  • Na livraria Bertrand diz que fosse à filial existente no Centro Cultural de Belém, havia lá um para venda. Não fui, não dava jeito nenhum...
  • A Livraria Barata não tinha o livro nem iria ter. Diz que não era da Porto Editora, não senhor, era da Mel Editores.
  • Na Mel Editores, via internet, o livro estava disponível mas nunca me apeteceu encomendar, não sei porquê, fui protelando a transacção, talvez pela frieza que a nova capa transmitia, esta não me fazia recordar 'A Rosa do Adro' em pleno, 'A Rosa do Adro' que eu recordo.
  • Tive uma ideia! Compraria num alfarrabista. Fui procurando em feiras de rua: nada! Procurei num alfarrabista ou outro: nada!
  • Nada até um dia...
  • Numa noitada entre amigos no Bairro Alto parei na Calçada do Duque porque vi um alfarrabista, entrei esperançada mas o senhor que lá estava diz que havia vendido esse livro na semana anterior mas que iria ter na semana seguinte. Ao que parece andam sempre à procura do romance e até exclamou com muita propriedade: 'Esse deve ser o livro mais vendido em Portugal!'
  • Voltei lá no passado Sábado. Havia, sim senhor... Já o tenho em meu poder. Tem a capa igualzinha à que recordo. É velho, usado, gasto, lido. É de uma edição muito antiga, parece-me. A Porto Editora editou, é indubitável. Foi comprado na Livraria Católica Portuense, no Porto. A quem terá pertencido?

Acabou a saga que durou meses.

Sem comentários: