sábado, 5 de novembro de 2011

A receita decorada

Estive a cuscar um pacote de açúcar amarelo no supermercado. Vinha lá descrita uma receita de bolo de chocolate que me pareceu fantástica. Fiz-me valer da boa memória, decorei-a o melhor que consegui, não me apetecia estar na bicha para comprar um simples pacote de açúcar amarelo, ainda por cima só por causa duma receita.
Já fiz o bolo e já o provei. É mesmo muito bom - húmido, não muito doce, tem o travo do chocolate no ponto... Nem resisti a passar o dedo no molho antes de cortar a minha fatia.
A receita encontra-se abaixo da imagem. Se está tal e qual como no pacote de açúcar amarelo é que não sei...


200 gramas de açúcar amarelo
200 gramas de chocolate culinário
250 gramas de queijo mascarpone
100 gramas de farinha
1 colherzinha de café solúvel
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de sopa de manteiga
5 ovos

Bater as gemas e o açúcar até ficar um creme claro. Juntar o queijo mascarpone, mexer. Juntar o chocolate e a manteiga previamente derretidos em banho-maria, mexer. Juntar a farinha e a colherzinha de café, mexer. E por último, juntar as claras em castelo. Vai ao forno em forma redonda (sem buraco) untada de manteiga e polvilhada de farinha.

Não coloquei a forma a meio do forno mas devia tê-lo feito porque este bolo tem tendência para queimar...

Depois, o molho. Apeteceu-me, ou então o bolo pediu-me, não sei bem. 
Fiz ganache.

100 gramas de chocolate branco para culinária
100 gramas de chocolate preto para culinária
200 mililitros de natas
uma colher de chá de essência de baunilha

Juntar todos os ingredientes e levar a lume muito brando, ou, preferencialmente, a banho -maria. Verter em cima do bolo quando este já não estiver muito quente.

E o bolo ficou a postos de ser devorado por esta saudável família de quatro membros.

1 comentário:

Manuel disse...

Isto assim não vale, vejo e fico com água na boca.