quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia da Poesia

Ouvi no rádio que é dia da poesia. Não sou poeta mas às vezes tenho umas horas poéticas - se é que se pode chamar assim, credo, até me sinto a profanar os antros do poema...
Passaram vários anos sobre a primeira vez que me deu um baque do género, ainda não existiam diários e muito menos blogues na minha vida. Atravessava um momento difícil e por obra dum impulso que não sei explicar pus em pequenos versos o que sentia. Foi libertador.
Passo a publicar um poema de Florbela Espanca, 'Vaidade', que hoje ouvi declamar no rádio.



Vaidade

Sonho que sou a Poetisa eleita,
Aquela que diz tudo e tudo sabe,
Que tem a inspiração pura e perfeita,
Que reúne num verso a imensidade!

Sonho que um verso meu tem claridade
Para encher todo o mundo! E que deleita
Mesmo aqueles que morrem de saudade!
Mesmo os de alma profunda e insatisfeita!

Sonho que sou Alguém cá neste mundo...
Aquela de saber vasto e profundo,
Aos pés de quem a terra anda curvada!

E quando mais no céu eu vou sonhando,
E quando mais no alto ando voando,
Acordo do meu sonho...

E não sou nada!...


Florbela Espanca


Fonte: Projeto Releituras


Sem comentários: