sexta-feira, 11 de maio de 2012

Palavrinhas

Estávamos no restaurante almoçando, o meu colega e eu. Uma senhora doutra mesa dirigiu-se-nos pedindo licença para incomodar mas é que queria um certo número de telefone. Ofereci-me para lhe arranjar um papelinho para assentar e retiro o meu bloquinho rudimentar de dentro da mala. Mas ela foi mais rápida rasgando um pedacinho da toalha de mesa e foi aí que acabei por assentar o dito número de telefone e outros dados. Na minha cabeça ainda surgiu a vontade de referir a maneira como designo o meu bloquinho mas deixei-me ficar calada. Mas, para minha surpresa, a senhora aponta para o meu bloquinho e diz 'ah, esse é um bloquinho rudimentar mas é um bloquinho!'
Fiquei especada a olhar para a senhora e exclamo completamente alucinada com a coincidência 'que engraçado! é mesmo assim que lhe chamo, bloquinho rudimentar!'
Às vezes sinto vergonha em usar palavras e expressões que não são corriqueiras, sinto um pavor crescente, imagino que vão pensar que me estou a armar em importante e sabichona. Não sendo isso o que habitualmente acontece caso me saia uma palavrita ou outra menos comum, a verdade é que sempre que verbalizo um irregularidade o mais certo é o meu interlocutor começar a brincar com o tema ou a fingir que desdenha ou, ainda, a desdenhar efetivamente. É chato, aborrece-me.

1 comentário:

Manuel disse...

É chato! Concordo eu penso mesmo.