quinta-feira, 28 de junho de 2012

Conversação

Entra na sala, onde já estão duas pessoas e diz boa-noite. As duas pessoas respondem condignamente:
– Boa-noite, Fingi16.
Entra na sala onde já correm três cognomes na lista e diz boa-noite. Três pessoas respondem:
– Boa-noite, Munhe31.
Entra na sala, quatro pessoas, entidades, formas virtuais, para aí uma coisa dessas, e dá as boas-noites, as quatro 'coisas' respondem:
– Boa-noite, Viral69.
Está tudo calado, as pessoas ou formas virtuais apenas portajam uma sala que não tem paredes, respondendo a estímulos meramente formais.

O texto acima foi idealizado, imaginei um espaço virtual onde só acedessem pessoas extremamente tímidas, lembrei-me do jovem particularmente curioso (este moço figura em vários posts aí para baixo, não muito longe desta linha) a quem recentemente adicionei nos meus contactos do Fuçasbuque e constatei que a sua página é como ele, acanhada, curta, sem expansão. Ele é assim, é um jovem curioso mas não se mostra muito, encolhe-se, não se divulga nem se envolve em nada, apenas questiona, cheio de curiosidade. Só que ali, no Fuças, a timidez impera, não 'conhece' ninguém.
A vida real e a virtualidade das redes sociais, principalmente a blogosfera, que é a que conheço melhor, ensinaram-me que as pessoas não são nada diferentes num meio ou noutro, a essência sempre se revela.

Sem comentários: