sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Valor imoral

Um pedinte maltrapilho dormia deitado em cima dum muro. A boca escancarada, denunciando um sono pesado. Mas, e ainda assim, tinha um ar de alerta impressionante - mochila às costas, uma das mãos cruzada no peito e outra por dentro das calças como se agarrasse o sexo.
A mochila às costas mesmo a dormir - tem medo de ser roubado. Estava alerta, portanto.
A mão cruzada no peito - protege-se a ele próprio. Sempre alerta, portanto.
A mão por dentro das calças agarrava o seu maior tesouro. Quando se tem tão pouco sobrevaloriza-se o que resta, era como se ele temesse que lhe tirassem aquele valor ou duvidasse que ainda lá estaria quando acordasse. Muitíssimo alerta, portanto...

Seria um retrato bem tirado. O meu primeiro impulso foi tirar-lhe uma fotografia, depois arrependi-me do pensamento malvado que tive, iria expôr um homem inofensivo e indefeso, iria aproveitar-me da condição dele e isso faria de mim alguém de mais baixo nível que o pobre homem.
Não tirei fotografia nenhuma, achei que o melhor era descrever a cena, eu que até gosto de escrever...

Sem comentários: