quinta-feira, 24 de março de 2011

Indignação

A mulher era realmente um tanto ou quanto esquisita, vim a saber depois que é pintora de quadros.
Enquanto me explicava o que queria toda ela se exprimia com gestos largos e a voz, essa, era meio entaramelada. Queria o quê? Ah pois... Queria um certo tipo de betume que serve para reparar buracos e fissuras em paredes. Esse betume, segundo ela, com espontaneidade e perícia dá para criar um quadro lindo.
Que me desculpem os nomes grandes destas coisas da escultura e afins mas o meu sentimento em relação a este tipo de arte é muito semelhante ao que sinto ao ler um livro. Se eu sinto que seria capaz de o escrever, para mim é prenúncio de um livro medíocre, falta-lhe o elemento surpresa, é fundamental. E eu acho que era bem capaz de fazer um quadro com relevos feitos com aguaplast, uma espátula e espontaneidade, a perícia seria desnecessária...

Mas esta mulher é mais uma. Mais uma que me fez uma festinha na cara. Foi depois de eu me recusar a enfiar-lhe a chave dentro de uma argola, desculpando-me que tinha o verniz fresco. Primeiro fez-se de ofendida, brincou dizendo que eu não não lhe enfiava a chave na argola porque não estava para a aturar. Lá me arranjei como pude, para ser sincera nem me lembro já o que disse à mulher. E ela... Olha, faz-me festinha na cara cheia de ternura.
Eu tenho 42 anos e as pessoas fazem-me festinhas na cara como se eu fosse uma criança. Isto não é maravilhoso?

2 comentários:

Hugo Nofx disse...

Eu tenho 35 e também me acontece o mesmo.

Gina G disse...

E não achas maravilhoso?