segunda-feira, 28 de maio de 2012

Leitura terminada

«‘Escrevendo? É um diário?’
Uma das enfermeiras ao meu lado tentou ver o que eu escrevia no caderno. Minha letra é tão indecifrável, talvez porque eu deteste escrever à mão, que nem me incomodei com a sua curiosidade.
‘Não. É um livro de sonhos.’
‘De sonhos? Que interessante. O senhor sonha muito?’
‘A noite inteira.’»

Terminei mais uma leitura: ‘Diário de um fescenino’, Rubem Fonseca. Este livro foi lido num instante!
Gostei. Gostei muito, muito, muito deste livro.

• Da forma hábil como o autor escreveu a intimidade masculina, tornando um diário num livro agradável, uma vez que os diários correm o sério risco de se tornarem aborrecidos.

• Do drama que o escritor descreve, levando o leitor a perceber que a escrita é indissociável da vida real, ainda que se contem histórias ficcionadas. Os escritores baseiam-se no que observam da vida real, retiram apontamentos de situações e as características dos seus personagens são muito próximas às pessoas que efetivamente conhecem.

Estas questões fizeram-me refletir bastante. Eu já sabia que escrever não é de todo agradável e neste livro percebi que se pode mesmo ser acusado das próprias criações literárias, ainda que se escreva ficção.

Sem comentários: