domingo, 3 de junho de 2007

Ossos do ofício e outras coisas




Creio que a minha profissão tem uma vertente que se pode tornar interessante. É comum eu escutar as pessoas nos seus desabafos, o que na grande maioria das vezes nada tem a ver com o que estão a comprar. Mentiria se dissesse que estou sempre interessada em ouvi-las. Às vezes estou apenas ali parada a escutá-las sem vontade porque tenho mil e uma coisas para fazer. Umas vezes não é fácil ou prazeiroso escutar as pessoas, outras vezes sim. É conforme.
Aprende-se muito quando se está atrás de um balcão lidando de uma forma directa com o público. Há pessoas que eu conheço há anos e há pessoas que nunca vi senão naquele momento. É conforme.
Seja como fôr, há algo que não me abandona: o gosto que tenho em observar as pessoas e de as saber levar. Já escrevi algures que sou manipuladora, embora subtil e inopinativa. E já escrevi também algures que não gosto plenamente da minha profissão. Este é mais um dos meus contra-sensos. Manipuladora, subtil e inopinativa são três características fantásticas para balconista. Pois é... o pior é que eu também sou tímida, insegura e retraída, o que são três características péssimas para balconista. É por isso que não gosto plenamente da minha profissão. Não gosto da surpresa, de não saber o que vou 'apanhar' quando não conheço quem entra na loja porque gosto de ter tempo para ir conhecendo as pessoas para as moldar e me moldar a elas.
Quando ando de volta destas minhas questões concluo sempre que não vale a pena ser tão complicada, não me serve para nada... Deveria descomplicar os meus pensamentos e a minha vida mas não consigo porque é esta a minha vida e é este o meu feitio, quando dou por mim já lá estou... Há coisas imutáveis e nesse caso, o melhor que tenho a fazer é aceitar-me como sou.


foto: Ponte Vasco da Gama- Abril de 2007

autoria: eu

1 comentário:

waterfall disse...

Pois é, não há nada a fazer. Cada um é como é e os mais felizes são aqueles que aceitam isso pacificamente.
É engraçado porque também eu no meu trabalho por vezes sou balconista e sinto o mesmo que tu. Também sou timido, inseguro e retraído. Já fui mais, estou muito melhor, mas no início era um tormento.
Somos do mesmo clube. :-)