sexta-feira, 20 de junho de 2008

E antes da despedida formal da Primavera:

Começo com os bugalhos. Julgo que não era bem na Primavera que eu apanhava estas "bolas", abria-as ao meio e de dentro saía um bicho semelhante a uma aranha a correr o mais depressa que conseguia, julgo eu. Era divertido, aquilo.
Como andei a ver se via os bugalhos castanhos e só consegui encontrá-los cobertos com aquela capa verde, suponho que me divertia desta forma no final do Verão ou no Outono. Mas não tenho a certeza.
No post anterior desta série eu relato uma visita à Rua do Bêco. Um dos propósitos daquela visita era fotografar a própria árvore de onde eu arrancava os bugalhos. Infelizmente a árvore já não existe...

foto: Alcaínça

Esta planta tem a "sorte" de eu saber o nome dela. Mas só porque me deixaram escrito aqui - é uma das variedades do trevo forrageiro.
Uma vez quis saber se esta planta teria cheiro. E para ter mesmo a certeza enfiei uma no nariz. Deu-me um trabalhão tirá-la de lá!...

foto: Cabeço de Montachique

Estas eram as rosas que na Primavera saiam das grades do quintal de uma professora que morava lá ao pé de mim. Na Primavera, quando ia a caminho da escola eu observava em que estado estavam e quando havia botõezinhos apanháva-os e fazia um raminho. Estas rosas têm um cheirinho muito agradável.

foto: Mafra

Ainda hoje acho esta planta semelhante à salsa. Agora imagina quando tinha sete ou oito anos... Um dia mostrei à minha mãe que me disse que aquilo não era nada salsa! Que desilusão!...

foto: Alcaínça


Pois que aqui também não sei com se chama esta planta mas lembro-me muito bem de imaginar que era trigo e que se calhar daria para brincar às padarias. Para ter a certeza de que aquilo daria para fazer pão dissequei a planta e comi os grãozinhos. Não era mau... era bem capaz de dar para fazer farinha se eu soubesse como lá chegar...

foto: Loures

2 comentários:

V. disse...

Não sabia que essas florinhas eram uma variedade de trevo :)

(Ando aos poucos a reentrar - e estou com uma certa preguiça de reentrar totlamente! e vi este post mais antigo que eu ainda não tinha visto :))

Beijinhos

Gina G disse...

Obrigada pela visita a um post já com alguns meses. Eu já nem me lembrava dele... :)
Às vezes escreve-se coisas que depressa desaparecem da memória, não é?