quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Uma fotografia por dia que bem iria... (181)


Ao que parece o Natal terminou. Mas eu ainda tenho mais uma coisita para contar:

Na véspera de Natal fui a casa da dona Maria do Céu. A mesma penumbra, a mesma atmosfera pesada, a mesma solidão.

..........)(..........

Quero dizer que a dona Maria do Céu é uma senhora cheia de alegria apesar da idade avançada. Todas as sensações que experimento ao entrar no seu lar são fruto do meu interesse exagerado em observar e aspirar o ar dos locais para sentir as vibrações.

..........)(..........

Quando entrei, a dona Maria do Céu quase correu para me mostrar a mesa de Natal preparada para duas pessoas. Havia pratos, talheres, guardanapos, castiçais e flores. Todos os objectos eram simplórios mas asseados e a mesa estava posta com grande esmero e minúcia. Já que tenho tanta confiança perguntei-lhe quem esperava para jantar, certa que a dona Maria do Céu esperava realmente alguém. Devo dizer que ela não se fez rogada e com toda a alegria e simpatia habitual repondeu que esperava uma amiga. Levada por alguma ingenuidade que a desenvoltura dela não despistou, acreditei piamente no que me dizia. Só depois me pus a pensar que a mesa posta com tanto cuidado mais não era que uma forma de se sentir acompanhada na noite mais familiar do ano e que o mais certo era ela passar a noite de Natal tão desacompanhada como todas as outras noites do ano.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom ano Gina!!!!

Realmente deve ser triste passar o Natal sozinha, mas admiro a coragem dessa senhora que mesmo assim fez uma ceia de natal.
Espero que a maiga tenha chegado.
Continuo a seguir o teu blog, mas as vezes nao tenho tempo de comentar, ter 3 filhos tao pequenos acabamos por nao ter tempo para nós e fazermos o que mais gostamos.
bjs
cris Africa

Gina G disse...

Obrigada pela companhia, Cris.
Sei que ter os filhos pequenos nos rouba muito tempo, um dia vais ter saudades...

Beijos e Bom Ano para vocês aí em terras quentes! :)